30 Apr

Eu acho que não! Eu acho que tragédia é uma gente ter lutado por uma coisa, ter dado a vida por uma ideia, ter tido a coragem de tomar o destino das coisas em suas mãos ter lutado por uma coisa e passado a ter uma outra bem diferente daquela pela qual lutou! De perderem o direito de se auto determinar, de ter vontade própria, de ter algo de seu por mérito próprio! E de ter passado a ter a sola da bota de um assassino, que se adonou de tudo, matou a todos os que fizeram a rebelião, a organizaram e venceram, os seus expoentes, sobre as suas cabeças e lhes sendo esfregada no cérebro e na alma! Um clima de terror que se espalhou por aquelas terras em que a noite, em todas casas , o temor do carro da polícia política ter vindo buscá-lo, para a Sibéria, para a forca , para o fuzilamento! Quantas centenas de milhares de pessoas , ou talvez milhões de pessoas, tiveram suas vidas destruídas  por esse assassino em sua orgia de assassinatos, em sua demonstração de superioridade existencial, mental?

E seria ele o responsável pela vitória da Rússia frente aos alemães? O que ele fez não pode ser compreendido dessa forma? Ele juntou todas as colheitas russas e dizimou pela fome centenas de milhares de vidas do seu próprio país nisso e com essas colheitas alimentou o povo alemão para que construíssem o que de mais moderno poderia haver em armamentos e táticas de guerra, matou o alto comando dos seus exércitos e a maior parte do seu oficialato, os mais experientes, os mais talentosos, e entregou assim, os russos , para serem exterminados, despreparados e sem comando, para o fim da Rússia em algo como o ódio e o desprezo somado de todos os senhores feudais russos pelo seu próprio povo, pela sua própria gente, em um homem só, em um desejo de acabar com o seu próprio povo e com a Rússia!

E o povo russo nessa guerra, a tendo vencido, no que foi chamado por um oficial norte americano como a maior demonstração de coragem humana em toda a história humana sobre a face da Terra, a coragem do soldado soviético, do soldado russo, eu acho que conquistou moralmente, diante de tudo e de todos, a posse do seu solo, do solo da sua pátria, por fim!

E é uma pena e também uma nova tragédia que termine assim! Que tenha sido o jeito encontrado de manter as coisas funcionando! Um país capitalista em que sua elite é formada por capitalistas bilionários bilionários por esperteza, por apropriação indébita do que era propriedade de todos! Um povo agora inteiramente depenado! Depenado mas com um pouco de liberdade, o que nunca tiveram, e que talvez para eles valha mais do que os bens materiais, que eram verbalmente de todos mas nunca o foram realmente! Vejam vocês em um pequeno cálculo aleatório: se o lucro da exploração do gás natural da Sibéria e do petróleo for, digamos, de 50 bilhões de dólares se se dividir esse dinheiro por 100milhões cada uma dessas 100 milhões de pessoas teria como parte desse lucro 500 dólares anuais, o que não da para quase nada além de se manter vivo! Mas se esse lucro de 50 bilhões de dólares for dividido entre umas 100 pessoas cada uma delas passa a ter 500 milhões de dólares anuais como parte desse lucro, e se passa a ter 100 oligarcas russos, viajando pelo mundo em iates luxuosos, comprfando9 times de futebol, ostentando riqueza, e como responsável pela ordem, pela chefia dos agentes da ordem, quem poderia ser a não ser o chefe do KGB com a sua parte do bolo enmocozada em algum lugar!

Eu não sei, realmente por que será, que  em algum recanto do cérebro até de algum russo que nasça extremamente atrofiado e em extrema fraqueza, e em algum outro lugar do planeta haveria,  em seus olhos, quando dorme, quando sonha, uma procissão de vultos sem rosto murmurantes, se movendo em trincheiras, para a frente , vultos sem rosto murmurando: há facas para serem afiadas,...há gargantas para serem cortadas!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.