Conceituação de riqueza
O que seria ou é riqueza para cada um de nós? O que é riqueza para vocês? Jatinhos?Helicópteros?Limousines?Ilhas no Pacífico?Mansões revestidas de mármore e ouro?
O que para mim é a minha riqueza são os cursos de água límpida para deles tirar a água para beber! Os solos férteis para deles tirar meu alimento, nele cultivar meu alimento e torná-lo nesse processo cada vez mais fértil! A vida existente nas matas, vegetal e animal!
Eu não me importaria, realmente, de vocês acumularem o que para vocês é riqueza, mas, é que nesse processo, de vocês acumularem o que para vocês é riqueza, eu estou passando a ter como minha riqueza valas de esgoto para delas tirar a água para beber, o meu alimento passou a conter venenos e agora, ainda, está se transformando em inseticida com nutrientes, e as matas e o que nelas há de vivo está pouco a pouco se transformando em cinzas para dessas cinzas extraírem vocês o seu ouro!
Eu acho que apesar do direito de posse sobre aguas, terras e matas não ser de todos, as águas, as terras e as matas são um bem-comum, o que pode ser chamado de bem-comum, porque a vida de todos e a sanidade física e mental de todos depende da sanidade das águas, da fertilidade e da sanidade dos solos e da riqueza de vida, além da humana, que nas matas existe!