Manhã de Sol...de verão! Fico imaginando como seria se esse nosso rio, em cujas margens vivemos, deixasse de ser uma vala de esgoto e voltasse a ser um rio, um curso de águas límpidas. Em um dia como o de hoje haveria alguém chamando para perto de si, para dentro de si. Os guris de calção caminhariam todos em direção a ele, para perto dele, e as gurias, de biquini, também! Todos! Os jovens, os idosos, as crianças! Todos para perto dele ! Todos para dentro dele!
E de vez em quando, um que outro subiria o morro, esse em que eu vivo, com os braços cheios de peixe!
E não seria difícil, não seria preciso gastar um centavo para que um processo de morte desse lugar a um processo de vida! Pelo contrário!
A dona Tramontina ou a dona Martau ou a dona Britânia, não poderia fabricar uma "vasia em que se pudesse despejar o pinico prá modi de afreventar bem afreventado o conteúdo e ir afreventando e afreventando até não sobrá nem uma gota de água no que foi despejado e di modi da vasia não escangalhar, não estragá nesse processo, não ficá queimada. Di modi do que foi posto virá um pozinho seco, sem pirigo prá saúde das pessoas, prá não pegá doença ou verme".
Não haveria mais necessidade de escavar a terra e colocar tubulações e nem estações de bombeamento de esgoto, e nem tratamento do esgoto antes de ser despejado exatamente onde de onde se tira água para beber e cozinhar e tomar banho. E o tratamento da água tirada do rio antes de ser bombeada para as casas das pessoas também ficaria bem mais barato!
Os peixes ficariam gratos também por voltarem a viver em um curso de água menos emporcalhado! E aqueles que os comessem também estariam comendo algo tirado de um curso de água límpida e não de uma vala de esgoto.
E os solos por baixo das nossas casas também aos poucos se descontaminariam e se poderia até voltar a ter água de poço para beber dentro de uma grande cidade!
Os problemas de saúde física e mental diminuiriam e os gastos do governo nesse sentido também!
E a dona Tramontina ou a dona Martau ou a dona Britânia ganharia um bom dinheiro com isso! E necessitaria de mais trabalhadores para fabricar mais um produto, mais pessoas passariam a ter um emprego, um ganha-pão decente!
Ah, e mais uma coisa! Essa carência de minerais nos alimentos que consumimos, essa necessidade de suplementar a nossa alimentação com minerais também decorre disso. Da mesma forma que o que comemos fica, ano após ano, cada vez mais pobre em minerais, o que as plantas comem, retiram da terra , também. A alimentação dos vegetais está cada vez mais deficiente em minerais e da mesma forma que em nós isso acarreta uma série de problemas de saúde para elas, porque esses minerais, da mesma forma que em nós, fazem parte do metabolismo delas, são necessários para que várias funções metabólicas se realizem. Em suma, nesse processo de despejar os pinicos nos rios também entre outras coisas se está matando a própria comida ..de fome!
Vocês nunca pensaram em cultivar o que faz viver?
Eu acho que é preciso fazer da vida um cultivar a vida e o que faz viver! Que não se deve fazer da vida um cultivar o que a destrói!
A boa saúde, o vigor físico e mental para os tendo curtir na vida, a droga, o que faz o cérebro sair pelo ânus daquele que a consome e em termos de afetividade o fazer um do outro o que não é propriamente do ânus de gente que sai, de tédio, sei lá, vocês não acham que realmente é algo de que do que de mais completamente estúpido se pode fazer? Não há nada, mas nada mesmo, de realmente interessante, bom de se curtir na vida, do que isso?