Compartilhar um pinguinho de um be-a-bá de alguma coisa!
Vocês sabem o que a companhia de energia elétrica de sua cidade a cada mês cobra de você? O que a cada mês é medido e cobrado de você?
O que é medido não é propriamente energia elétrica pois energia é luz e calor e é o que está dentro de cada partícula, e que em cada partícula é o seu alimento. O que é medido é trabalho elétrico. Para cada trabalho elétrico que você precisa realizar na sua casa, através do aspirador, do liquidificador, da máquina de lavar roupas ou de sua tv ou de seu computador é preciso que uma determinada quantidade de elétrons venha à sua casa para fazer esse serviço. A medição do trabalho se dá pela medição da quantidade de elétrons e da força que cada um tem(110 ou 220V geralmente) e do tempo que cada conjunto de trabalhadores fica na sua casa trabalhando. Há ainda um outro fator que é levado em consideração e que é chamado de fator de potência. Devido a cada elétron ter uma força magnética ou um campo de força magnética em redor de si e uma força elétron motriz ser criada em um condutor se cortado por um campo de força magnética ao se deslocarem através de um condutor de eletricidade e sendo a quantidade de elétrons variável a cada instante, se a força-elétron -motriz não for constante mas variável, se cria um fenômeno que faz com que para um determinado trabalho venha uma quantidade maior de elétrons( trabalhadores) do que a necessária. E é algo que faz com que para cada trabalho realizado na sua casa pelos elétrons, venha uma quantidade adicional de elétrons mas que vem e voltam e não fazem, não executam nenhum trabalho. As vezes vem 20 elétrons mas só 18 trabalham, as vezes vem 20 mas só 18 ou 16 ou 14 trabalham, dependendo de uma relação entre propriedades elétricas dos motores que tiverem que ser acionados, postos a trabalhar. Então, na medição, isso também é verificado. Quantos vieram trabalhar e quantos realmente trabalharam. E devido a uma propriedade dos condutores a quantidade de força de cada um dos trabalhadores ao chegar a sua casa depende da quantidade deles. Se tiverem que caminhar, digamos, 20 km, da usina até chegarem na sua casa, se vierem 20 vão chegar a sua casa com uma determinada força. Se vierem 16 vão chegar com uma força maior. Assim, esse fenômeno ou propriedade dos condutores faz, vindo uma determinada quantidade de trabalhadores na sua casa para fazer um trabalho, vindo vinte e apenas 16 trabalhando, que a força desses 16 seja menor, e que o trabalho que consigam fazer seja menor. Assim, se apenas 16 viessem e não 20 a força de cada um seria maior e o trabalho que conseguiriam fazer seria maior. E além disso o gasto com o transporte dos trabalhadores seria menor. Por isso se faz o que é chamado de correção de fator de potencia que consiste em um artificio para que para cada trabalho a quantidade de trabalhadores que venha até a casa das pessoas seja apenas a estritamente necessária.
E não é propriamente energia elétrica que a empresa da sua cidade gera e leva a sua casa mas força-elétron-motriz. Há diferenças entre as duas coisas apesar de uma força ser algo em que a energia se transforma. Veja a lâmpada acesa em sua casa. É energia que ela emite! O que está dentro dos elétrons e dos prótons e dos nêutrons e que é a comida de cada um! Essa energia por si só não moveria alguma coisa. Precisaria se transformar em força! E é o que ocorre no interior de cada partícula através do que em cada partícula está contido. Em um nêutron se transforma em força de atração de matéria pela matéria, em um próton em força de atração de matéria pela matéria e em força elétrica, que é polarizada, pode resultar em atração ou repulsão de uma força elétrica por outra e finalmente em um elétron a energia se transforma além das que no próton se criam, em força magnética, que também é polarizada, pode resultar em atração ou repulsão entre forças magnéticas. São as forças físicas! As que desencadeiam os fenômenos físicos, o movimento das coisas, o movimento na vida! E além disso, dessas forças físicas, se criam as forças da vida, das quais as forças físicas são uma função! Do que está contido nessas três partículas resulta toda a complexidade da vida, de todos os seres, animais e vegetais, e nossos pensamentos e nossos sentimentos e também nós, o que em cada um de nós vê, ouve, sente e pensa.