Eu acho, sinceramente, que a espécie humana, por ser a espécie dominante, deveria se considerar ou ter a si como guardiã da vida nesse planeta!
E o que está acontecendo é o contrário disso! A espécie humana, numa busca desenfreada por bens de consumo está emporcalhando, envenenando a água, o ar, a terra, o alimento e até transformando o seu alimento em veneno com nutrientes! Acabando com todas as outras espécies vivas, tirando de todas elas o seu habitat, o meio do qual obtém o seu alimento.
Eu acho que um processo produtivo qualquer não pode trazer como consequência a inviabilização da vida! A consequência de um processo produtivo qualquer deve levar ao contrário disso que aí está! Deve ter como consequência cursos d'água ainda maus limpos e mais cheios de vida, solos em processo de fertilização constante, alimento cada vez mais sadio e mais vida também para as outras espécies, multiplicando o que para elas é alimento, nas matas. Ou deveria!
Não se deve fazer da vida um acabar com ela! Não se deve fazer da vida um exercício de acabar com tudo o que existe de vivo, de bom, em cada um de nós, e, em tudo o que nos rodeia!
Afinal, seus excelentíssimos, todos, resultados, todos, do que está contido de vivo em um único infinitésimo, em um único nêutron, ...tanta vaidade...tantas vaidades...