O leite Moça!

Em um dia destes, da semana que passou, surgiu uma polêmica nos veículos de comunicação a respeito de compras do governo em leite moça, chicletes e em não me recordo mais o que. Se discutia o valor pago na compra e a necessidade do que foi comprado! Segundo eu havia lido a lata tinha saído por 7reais e haviam sido compradas umas 2 milhões de latas perfazendo um valor de 15 milhões e que compras feitas pelo governo ou ainda que a despesa do governo com compras desse tipo teria sido de algo em torno de 2 bilhões no ano anterior!

No mesmo dia que li essa noticia eu havia comprado no supermercado leite moça por 6,29 reais a lata.

E pensei: se o supermercado vende a esse preço e acrescenta, para estabelecer esse valor na venda,  ao valor que pagou ao atacadista o seu lucro e a sua despesa operacional e que se esse valor adicionado seja uns 20% do pago na compra, o atacadista ao vender ao governo estava tendo um lucro adicional de 20% do preço da lata em cada lata vendida! Ou seja, o que ele vendeu por 15 milhões para o governo teria vendido por 12 milhões ao supermercado. E que se isso aconteceu com todas as compra do governo nesse setor, nessa despesa de 2 bilhões, haveriam 400 milhões a serem divididos entre os vendedores e os que fizeram as compras!

Da mesma forma que se uma refinaria de petróleo que vale 40 milhões de dólares for comprada pela Petrobrás por 400 milhões de dólares se pode deduzir que 360 milhões de dólares foram divididos entre vendedores e compradores!

E que isso acontece tanto no governo federal quanto nos governos estaduais!

Enfim, é o que atrai tanto, os espertalhões desonestos na administração pública! Os leva a se dedicarem a buscar cargos na administração do dinheiro público!

Algo como o dinheiro de um bêbado que não é dono nem do próprio ânus!

E que se 90% do Congresso do país é constituído de pessoas desse tipo e que  é criada no Supremo Tribunal Federal, discretamente, uma maioria com a finalidade de colocar inteligência e saber jurídico à serviço da coisa em sí e se o chefe da Polícia Federal é nomeado pelo Presidente da República, se o Presidente da República também for uma pessoa desse tipo é uma coisa que pode ser mantida indefinidamente, tranquilamente!

Já dizia o Ministro Mário Henrique Simonsen, Ministro na área econômica nos governos militares: só se faz obra nesse país para que haja a comissão e que sai mais em conta pagar a comissão e não fazer a obra!