Eu acho realmente admirável o que aconteceu na Rússia no inicio do século passado! A revolução comunista na Rússia! Não pela ideologia ou sei lá como dizer, o jeito que se encontrou e se estabeleceu como método para se buscar o que queria. 

Mas pela capacidade de doação das pessoas! De se juntarem em torno de uma ideia, de um ideal, de lutarem e darem suas vidas em troca, na busca desse ideal!

Vocês não acham uma coisa completamente estúpida uma sociedade estruturada em castas, em duas castas? Os que trabalham e se reproduzem e a inteligência, aqueles que os guiam? Não seria algo assim como a filosofia de um formigueiro? Seria a forma de estruturar uma sociedade de uma forma mais justa fazer que no país só se possa ser empregado e de um único patrão? Seria pagar com o mesmo salário, com o mesmo valor em dinheiro, aquele que projeta, organiza, um sistema de produção e aquele que apesar de também trabalhar não faz algo realmente significativo, o  que se mata trabalhando, se esforça e aquele que nada faz porque dá no mesmo, aquele que faz o que faz bem feito e aquele que não o faz  uma forma justa ou mais justa de remunerar aqueles que trabalham? O fundamento de tudo do que estaria criado? A sociedade mais justa? A sociedade em que as pessoas não tem direito a algo de seu por alguma iniciativa própria, a algo mais do que outros por capacidade maior de trabalho, de força, disposição ou inteligência maior ou algum talento seria uma sociedade mais justa? De não ter direito à pensar as coisas de uma forma própria, de não ter direito a pensar de uma outra que não a imposta por aqueles que se colocam como a autoridade no país algo aceitável para quem quer que seja o habitante do país?

Porque tirar de uma pessoa o direito  de ter vontade própria, o direito de se auto determinar na vida é na minha opinião fazer com que  essa pessoa, que era escrava volte a sua ex condição de escrava e que aquele que não era escravo se torne, passe a viver nessa condição!

As conquistas do povo russo, pelo que lutaram , pelo que deram a vida! A terra, o solo do seu país propriedade de todos e não de um grupo de privilegiados. E da mesma forma suas riquezas minerais. Não de um pequeno grupo de privilegiados mas de todo o povo, mesmo que dividindo entre todos não se torne algo muito significativo em termos de dinheiro! 

Essas conquistas o povo russo não deve permitir que lhe seja tirado!

A tragédia em tudo isso não está na minha opinião no fim da URSS mas na forma como isso aconteceu, no que foi criado em seu lugar. O país que fez uma revolução que se transformou em um país comunista passou a ser um país capitalista onde a sua elite ou aqueles que se tornaram a sua elite, os capitalistas bilionários, os donos dos direitos de exploração dos recursos minerais, passaram a ser por esperteza, por uma apropriação indébita de tudo o que o povo construiu, tinha como seu, lhe era dito ser seu! Pensavam estar construindo o que era e seria seu e estavam construindo o que seria dos espertos do país, daqueles mesmos, do tipo daqueles que se colocaram a serviço do assassino do seu próprio povo, de sua própria gente, daquele que nisso demonstrou a sua genialidade, no matar e aterrorizar a sua própria gente! Daqueles mesmos, do tipo daqueles mesmos, que hoje se colocam a serviço dos espertos do país, dos ladrões de sua própria gente, do seu próprio povo!

Enfim, as pessoas precisam aprender a andar com suas próprias pernas e buscarem e tentarem se organizar para se proteger daqueles exatamente que se colocam como seus líderes ou autoridades em um país.  Buscarem ser donos da própria vontade, serem independentes, donos do próprio nariz!