Sobre imageSobre imageSobre image
De que forma, na natureza, em que não haja a presença humana a fertilidade dos solos se mantém por milhões de anos, ou bilhões de anos, talvez?
Na natureza, ou no que existe, o que existe acontece, ou a vida em si acontece de forma que o que é retirado do solo volta ao solo, o que é retirado do ar volta ao ar e a água ao seu curso normal, de sempre na vida. Sem, que haja nada nocivo à vida introduzido nos processos da vida. Sem que haja nada que a longo prazo impossibilite a vida no planeta sendo inserido nos processos vitais do planeta. E a formiguinha tem a sua participação nisso. Ela retira folhinhas das plantas e as carrega para dentro do solo, para adubar sua cultura de fungos, seu alimento e ao excretar o que sobra do seu processo de nutrição no interior do solo, faz com que o que é retirado do solo volte para o interior do solo, ajuda a fazer com que a fertilidade dos solos não se perca, e talvez, até algum produto de desassimilação do seu organismo, seja complementar ao metabolismo dos vegetais dos quais retira o que usa na produção do seu alimento. OU seja, a formiguinha se alimenta do vegetal e ao mesmo tempo alimenta o vegetal do qual se alimenta.
Eu acho que o homem deveria fazer como a formiguinha .Fazer o seu cocô e o seu xixi no interior do solo do qual retira o seu alimento. Esterilizar, para que não se torne uma forma de multiplicação de bactérias e uma forma de propagação de doenças causadas por bactérias e colocar esse cocozinho e esse xixizinho, esterilizado, debaixo do solo.
A complexa estrutura de canalizações e casas de bombas que o homem constrói por debaixo do solo das cidades em que vive para coletar o cocozinho e o xixizinho de cada um e num apertar de botão o cocozinho e o xixizinho de todos seja transportado e despejado na água que todos bebem, usam para preparar suas refeições, e fazer a sua higiene corporal eu acho que não é algo que condiz com a inteligência de uma espécie que coloca satélites de comunicação a orbitar em volta do planeta e que consegue transplantar órgãos sadios de pessoas que morreram para pessoas em que esses órgãos estejam incapazes de realizar suas funções. E não é só um problema de saúde física e mental, algo que provoca doenças físicas e mentais. É algo que invibializaria a vida na Terra, a longo prazo, pois todos os minerais contidos nos solos, e sem os quais uma série de processos biológicos não se realizam, estariam no fundo dos oceanos, transportados pela correnteza dos rios!
E da mesma forma, a atividade laboral do homem, seus processos de fabricação de bens, utensílios, máquinas, ferramentas, equipamentos, devem ocorrer, se se quiser que se realizem indefinidamente no tempo, de uma forma que nada que já não esteja presente na natureza, que nada que seja nocivo ou venenoso, seja adicionado ao seu espaço vital. Não devem produzir nada que inviabilize a vida a longo prazo, e os produtos usados nesses processos devem todos, ao fim dos processos de produção voltarem a poder serem utilizados.

Eu sei lá, presumo, que se os átomos todos do universo que nos é visível têm a mesma idade, nasceram no mesmo instante, também vão morrer no mesmo instante. Ou seja, se a 10 bilhões de anos luz daqui, uma estrela semelhante ao nosso Sol existir, uma em que a vida humana se tornaria possível se em sua volta orbitasse um planeta semelhante ao nosso, essa estrela morreria, sua energia acabaria, a energia que emite deixaria de ser emitida no mesmo instante em que isso acontecesse no nosso Sol! Haveria algum sentido, alguma necessidade de se mover nesse espaço? Qual seria? Procurar um outro planeta em que haja água para emporcalhar? Cursos de água límpida para os usar como valas de esgoto? Terra fértil para a envenenar e tornar estéril? Para matar tudo que existir de vivo que não lhe sirva para transformar em moeda?