16 May

Como o Ministério da Saúde do Brasil obriga a adição de iodo ao sal de cozinha para prevenir doenças da tireoide e o pleno desenvolvimento das crianças e eu tendo deixado de consumir sal de cozinha e o trocado pelo chamado sal do Himalaia e tendo verificado que este último ,mais rico em minerais, mais completo, não o contém resolvi suplementar iodo na minha alimentação mas na mesma proporção em que  o iodo está prese4nte no sal de cozinha! 

Verifiquei , no Google, que a Anvisa determina  que o iodo na forma de sal de iodo deve ser adicionado ao sal de cozinha em no máximo 45mg de sal de iodo por kg de sal de cozinha! Comprei solução de Lugol inorgânico a 2% em um frasco de 50ml em que é recomendado o consumo máximo de 2gotas de solução de Lugol em 300ml de água uma vez por dia!

Em um kg de sal de cozinha há mil gramas de sal de cozinha e a OMS recomenda um consumo máximo diário de 6gramas de sal de cozinha! Como em 1000gramas do sal de cozinha vão estar presentes 45mg de sal de iodo, uma grama do sal de cozinha vai conter 45mg de sal de iodo divididos por mil ou seja 0,045mg de sal de iodo e como o consumo máximo de sal de cozinha deve ser de 6 gramas o teor de sal de iodo que eu estaria ingerindo seria de 0,045 vezes 6 ou  0,27mg de sal de iodo. Pesquisei no Google e lá consta que no conta gotas padrão uma gota tem 0,05ml ou seja em 1ml se têm 20 gotas. Como o frasco de solução de Lugol que eu comprei contém 50ml de solução a 2%  no frasco há 1g de iodo e sal de iodo e em 1ml dessa solução há 1g de iodo mais sal de iodo divididos por 50 ou seja 0,020 de sal de iodo ou 20mg e como em 1ml há 20 gotas do conta gotas em cada gota  se tem 1mg  de sal de iodo mais iodo!

Eu fiz o seguinte: coloquei uma gota da solução que eu comprei em 300ml de água e tomei a quarta parte e as outras 3 eu descartei -para ingerir mais ou menos 0,25mg de iodo por dia para compensar o deixar de ter o iodo presente por lei no sal de cozinha comum! É um cálculo feito a grosso modo mas  se eu ingiro dessa forma a oitava parte do máximo aconselhado pelo farmacêutico creio estar dentro de um valor seguro de suplementação!

A suplementação de iodo é algo controverso entre os médicos pelo que se deduz lendo artigos na internet! Se alguém substituir o sal comum de cozinha por outro mais rico em minerais mas que não contenha iodo deve consultar médico ou nutricionista e verificar da necessidade ou não da ingestão de iodo e da dose a ser prescrita, formulada!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.