Fala-se muito em relação a corrupção e desonestidade por parte de políticos em atividades ligadas ao que passam a ter em suas mãos em função de seus cargos: dinheiro de impostos e recursos existentes em municípios ou Estados ou País! Na intermediação desse dinheiro , dinheiro de impostos, daqueles que trabalham, patrões e empregados, pessoas físicas e jurídicas e dos recursos existentes em minérios, terras, energia com grupos de pessoas , ou grupos econômicos, aqueles que de uma forma ou de outra fazem a economia do país!
Que a fiscalização do uso desses recursos, feita pelos tribunais de contas deixa de ter a função de fiscalizar, de impedir ou coibir a prática de desonestidades e passa a ter a função de facilitar e garantir a coisa toda quando fazem parte dos tribunais de contas políticos ou políticos se tornam aqueles que gerenciam ou ocupam os cargos de decisão nesses tribunais! Sugiro que desses tribunais façam parte apenas economistas ou técnicos em contabilidade e que ou que os cargos decisão sejam ocupados por pessoas não comprometidas de alguma forma com partidos ou com políticos de algum partido!
E uma outra sugestão mas ligada a outro assunto! Relativo aos pinicos das fábricas e indústrias ou do que é despejado por elas nos rios de onde tiramos a água que bebemos em seus processos de produção! A criação de uma secretaria ou de uma pasta que se ocupe exatamente desse assunto, de que não seja despejado nos rios, por elas, substâncias que de uma forma ou de outra sejam nocivas para a vida! Já que esse tratamento encarece o produto fabricado e o torna menos competitivo se feito individualmente e a cargo das empresas que seja feita pelo Estado, com dinheiro dos impostos de todos! Que essa pasta passe a determinar lugares de instalação e tratamentos necessários para o que for despejado nos rios se o for e evite que a atividade industrial se torne nociva para a vida ! Que a saúde das pessoas seja colocada acima do lucro em dinheiro, ou que o lucro a ser buscado seja uma saúde melhor, uma vida melhor para todos sem que a vida fique inviabilizada pela atividade humana em si!