Um dia destes, falando pelo telefone com um meu sobrinho, não me lembro direito como, a conversa se tornou sobre tratamento ou destinação de cocô e xixi!
Eu disse à ele que eu tinha tido uma ideia em que se reformulava a forma de saneamento existente! De simplesmente cada pessoa voltar a fazer o seu cocô e o seu xixi em um pinico mas em esse pinico ser posto sobre uma fonte de calor e esterilizado e mantido sobre essa fonte de calor até ficar, do conteúdo do pinico, a parte sólida, um pozinho estéril, que seria acumulado e recolhido pelo serviço de limpeza das Prefeituras e disponibilizado para quem quisesse, vendido, como fertilizante!
Ele objetou e falou sobre biodigestores, do cocô e do xixi de todos ser canalizado para uma usina em que esse cocô e esse xixi acumulado em tanques se decomporia liberando gás que seria acumulado em tanques e usado como combustível pela população de cada cidade! E da mesma forma, ao final do processo, se teria matéria orgânica para ser usada como adubo e da mesma forma esterilizada pois o calor gerado no processo de decomposição mataria os microrganismos ali existentes!
E assim, mudamos de assunto e a conversa se tornou sobre alguma outra coisa!
Pensei depois, alguns dias depois, que nesse processo imaginado pelo meu sobrinho, do cocô e do xixi transportado para uma usina por canalizações subterrâneas haveria alguns problemas: canalizações costumam ter vazamentos e entupimentos, seria necessária uma grande quantidade de água, ou de uma descarga de água, para se levar o cocô nela para o lugar desejado, e nesse processo, sendo o gás liberado e usado combustível se estaria devolvendo à terra matéria orgânica mas algo como apenas o bagaço, sendo toda a energia contida antes nela ficado no gás que seria usado pela população como combustível! E que no processo por mim imaginado não haveria necessidade de descargas de água! Imaginem em uma cidade como São Paulo que usa a água de represas para seu abastecimento e que vez que outra em época de seca se ressente de falta de água a economia de água que se poderia ter! Não seriam necessárias tubulações nem casas de bombas! Não seria preciso escavar a terra em haveria problemas com vazamentos e entupimentos! E o subsolo das cidades ficaria depois de algum tempo livre de contaminação com microrganismos presentes em fezes e urina! E não se estaria apenas devolvendo à terra minerais mas alimento para toda uma possível microfauna, que não existiria sem que houvesse uma razão para isso! Talvez, toda uma série de microrganismo que talvez busquem no que o homem cultiva para si alimento deixariam de faze-lo pois passariam a se alimentar da energia contida no adubo, no fertilizante devolvido, ai posto pelo homem, na terra!