Industria bélica tem ações em bolsas de valores?
Industria bélica financia campanhas presidenciais?
Armas enviadas por governos para áreas em conflito são fabricadas por indústrias bélicas?
E vão ser necessárias novas encomendas pelos governos para recompor arsenais?
As encomendas feitas pelos governos são pagas com dinheiro de impostos?
Os impostos são pagos aos governos por aqueles que trabalham e possuem renda?
Qual o interesse ou quais os interesses que o os países que estão se envolvendo nesse conflito entre russos e ucranianos teriam além dos econômicos e estratégicos? Além dos estratégicos e econômicos acho que nenhum! Mas para os russos eu acho que há mais interesses do que os econômicos e estratégicos! Há laços afetivos e culturais! Eu não nasci na Rússia mas meus pais são russos, lá nasceram! E não sou ucraniano mas meus pais tinham uma amiga ucraniana ! Casada com um senhor que faleceu ainda quando eu era bem criança que tinha sido prefeito de uma pequena cidade ucraniana sob o domínio nazista e após o fim da segunda grande guerra vieram para o Brasil no mesmo navio que os meus pais e morava em uma cidade próxima de nós! Ela uma ou duas vezes declamou para mim um poema der um poeta ucraniano, no idioma dela, e do qual sei uma ou duas palavras, e que terminava assim: QUERO VIVER! E ela tinha um filho, que ficou surdo em consequência de uma meningite na infância, e que também já faleceu! Agonizou em uma cama durante anos após ter sido atropelado por um carro enquanto andava de bicicleta! E dele eu guardei uma frase, dita por ele: ...mas a vida das pessoas tem grandeza, Jorge! E não vivi e nunca lá estive mas li O Don Silencioso e daquela região tenho dentro da minha cabeça, se é que se pode dizer que seja uma cabeça, muitos dizem que é uma outra coisa, tenho a atmosfera daquela região, de uma determinada época, do que viveram, dos seus sonhos, dos seus ideais, dos seus dia-a-dia!
O feudalismo, do homem ser escravo, objeto e mercadoria para outro homem perdurou naquela região até a mesma época em que foi extinta nas Américas a escravidão dos povos africanos para lá levados à força! Era escravo, objeto, mercadoria, não só o ucraniano mas o russo também ,para o do mesmo povo, da mesma raça! Isso que surge diante dos meus olhos ao acender um pavio de lampião, de gente em torno de duas batatas fumegantes para comerem por um dia enfiado em uma mina de carvão, sem direito a sábado e domingo, sem direito a cuidados com saúde, sem direito á educação para os filhos, sem direito à uma velhice decente após uma vida de trabalho, era a realidade não só para os mineiros franceses mas também para os ucranianos! Houve naquela época toda uma série de coisas que foram se somando e acabaram dando origem à uma rebelião que saiu vitoriosa e o fato dessa rebelião ter sido vitoriosa e em razão da ideologia que a movia e estruturava, fez com que os trabalhadores dos outros países passassem aos poucos a lhes serem concedidos direitos de cuidados de saúde, educação não sem também ter havido esforço e luta nesse sentido! Passou a existir um fator novo a pesar nas decisões de governantes: o fator rebelião que deu certo, a possibilidade de uma rebelião acontecer em seus países também e ficarem sem seus bens materiais e sem suas vidas!
Mas para aqueles que fizeram a revolução russa a coisa não foi bem assim! Lutaram por uma coisa, deram as suas vidas por uma coisa e passaram a ter outra! Prometeram terras para os camponeses para que lutassem e teriam que afastá-los dos campos para que construíssem fábricas, prometeram liberdade e de todos foi tirado o direito de se determinar na vida, de ter vontade própria! Se organizar em formigueiro com duas castas: a dos operários e a dos inteligentes a guiá-los! Em algo que foi chamado de ditadura do proletariado e onde o que se sentiria explorado, e onde aquele que se sentiria tolhido seria o mais capaz, ,o mais inteligente, o mais capacitado! E onde esse, se quisesse deixar o país, para ter um salário melhor que o de um varredor de ruas, para poder ler um livro sem correr o risco de ir para a prisão por isso, seria impedido, pois se esse saísse do país, se voltaria à estaca zero do conhecimento humano, tudo teria que ser reaprendido, não seria possível realizar a industrialização do país! Onde seria preciso construir cercas de arame farpado para que os descontentes não pudessem deixar o país, e onde se teria que punir as pessoas que o tentassem!
Um dos líderes da revolução tomou o encargo de desenvolver o país para si! À força! Colocou pessoas de sua confiança absoluta em postos chave do país e se adonou de tudo! Matou, pelo prazer de matar todos os outros expoentes da revolução e fez o que seria preciso ser feito e os outros não chegaram a fazer, não por não saber o que seria preciso fazer mas por não conseguirem vencer os escrúpulos para fazê-lo! As aldeias russas queimadas e seus habitantes tangidos a força para a construção de fábricas! Há no You Tube algo , nesses dias, falando de Holodomor, sobre a morte pela fome de milhões de ucranianos! E isso realmente aconteceu! Mas não como no caso dos judeus! É que a Ucrãnia era ou ainda é o celeiro daquela região, onde a terra e o clima é mais propenso à agricultura! E todas as colheitas foram confiscadas, se juntou tudo o que poderia haver em termos de riqueza, paredes eram rebentadas à procura de ouro escondido, e tudo o que se juntou foi trocado com a Alemanha por máquinas e motores, altos fornos, geradores de eletricidade! Dessa forma se realizou ou se tentou construir um país industrializado! Mas os alemães tiveram uma outra idéia ou tinham outros planos! Alimentados com as colheitas russas passaram a construir o que de mais moderno pudesse haver em armamentos, e táticas de guerra que esse armamento permitia em função de velocidade de deslocamento e outras coisas! E o mais poderoso exército da época, o mais bem armado, centenas de divisões, milhões de soldados armados até os dentes com fuzis automáticos ,granadas e metralhadoras, tanques de última geração e aviões da mesma forma entraram em território russo com o o objetivo de se adonar do território russo e exterminar o seu povo!
Não conseguiram! Mesmo estando o exército russo despreparado e sem comando, mesmo estando estando o exército russo com armas insuficientes e obsoletas, ainda da primeira guerra mundial! Em algo que custou muito ao povo russo em sofrimento, em dor, em perdas de vidas humanas! O lider daquela época havia feito antes o que nenhum comando nazista que conseguisse entrar em solo russo conseguiria: matar o alto comando do exército russo e quase todo o oficialato russo ou a maior parte dele! Pelo prazer de matar! Por vaidade! Para se mostrar superior aqueles que o menos prezavam ou menos prezavam a sua inteligência ou o que movia a sua inteligência em função do que sua inteligência funcionava, a sua superior inteligência! Poderia matar a todos eles se quisesse! E assim o fez! Vejam quem foi o traidor da Pátria , o inimigo do Povo realmente! Se conscientemente ou não , juntou todos as colheitas russas e ucranianas e com elas alimentou o povo alemão em suas fábricas à produzir o que de mais moderno houvesse em armamentos e táticas de guerra e ao mesmo tempo matou o alto comando dos exércitos russos, a maior parte do oficialato, os mais experientes e os mais talentosos! Em uma intenção de destruir toda a Rússia e todo o seu povo, em ódio e desprezo por todos!
Não conseguiram! E se tivessem conseguido não haveria um desembarque na Normandia! Não seria possível pois isso aconteceu quando os russos, depois dos alemães estarem diante de Moscou e Stalingrado, estarem recuando ,já em território polonês, ou já de volta ao seu território, quando a questão era outra: para quem iriam se render!
E de onze milhões de prisioneiros de guerra russos feitos nos primeiros meses de guerra, sobraram ao fim dela cinco ou seis! Há relatos de campos de prisioneiros em que os gemidos de dor eram ouvidos à quilômetros e de pessoas perguntando de onde vem! E mais outro tanto teve de se deixar fazer em pedaços por bombas para exércitos se reorganizarem, para que exércitos inimigos ficassem imobilizados em determinados lugares! E há relatos de bravura humana e não de um mas de vários Verduns! E a Rússia se reconstruiu sozinha, sem ajuda de ninguém! E se não havia o conforto e a fartura que havia no país que só lucrou com as duas guerras mundiais, que não teve praticamente danos em seu território e perdas humanas muito menores que a de outros países e que desenvolveu suas industrias e as espalhou pelos países derrotados, havia uma população em sua maior parte com formação educacional em nivel superior e certas ´preocupações como a que de todos se ocupem de algo, tenham um pedaço de pão decente para viver!
Eu ouvia da minha mãe as vezes, dito em russo: em todos os lugares o um enganar o outro, o passar a perna no outro, o lograr o outro!
E agora o que restou de tudo!
O atual dirigente poderia explicar para o seu povo e para o resto da população do planeta como se deu a formação do seu capital e a formação do capital dos oligarcas russos? Se quando da dissolução da URSS foram emitidos papéis em que toda a riqueza existente foi igualmente dividida entre todos de que forma o dinheiro do gás e do petróleo passou a ser dividido entre alguns apenas! O deveria ser dividido igualmente entre todos né!? De que forma o que era de todos passou a ser de alguns?
E para o seu próprio povo o por que de seis milhões de moradores de rua na Rússia?
No fim de tudo, o que de pior possa haver no capitalismo? Para o povo russo?
Mais uma vez traído? Mais uma vez enganado?
E os ucranianos?
Não querem viver junto com os russos?
Independentes, com seu idioma, em um Estado Comum junto com a Rússia?
Preferem formar Estado junto à europeus?
Há interesses econômicos e estratégicos dos norte americanos e europeus e há por parte dos russos os mesmos interesses mas também afetivos e culturais!
O atual dirigente ucraniano não sabe que ficar subordinado não à Rússia mas à Europa levaria à um conflito armado que ele não poderia vencer e que apenas traria dor e sofrimento para os dois povos e que é algo que poderia levar à um conflito armado mais sério e global? Qual a razão disso?
Eu por aqui tenho ou tive inimigos ucranianos mas também russos, e africanos e alemães e israelitas mas vai se levando como se diz! E nem por isso chego a querer a matar todos os de que me rodeiam!
Há por aqui dois ditos que eu estou tentando seguir: o fala sério e o não te fresqueia vivente!