Como devem proceder os que aqui viviam quando os portugueses aqui chegaram há mais de 500 anos para requererem cidadania brasileira! Os que restaram daqueles que descendem dos legítimos donos destas terras! Não são os europeus os legítimos donos e os indígenas em suas reservas algo assim como finlandeses ou esquimós que para aqui vieram e que vivem em terras europeias, ou algo assim!
Por que os indígenas daqui não são considerados brasileiros ou não têm os mesmos direitos dos outros habitantes do país? Por que podem ser roubados e mortos como se fossem capivaras ou tatús e não seres humanos como todos os outros que aqui vivem e com o mesmo direito de não quererem ser roubados e mortos?
No caso da exploração do ouro, dos minérios, existentes nos solos do país se são considerados pertencentes à União ou à todos os habitantes do país, ou do governo ou que cabe ao governo administrar, se o ouro obtido é comprado pela CEF por que a própria CEF não faz a exploração do ouro e paga aos índios o que pagaria aos garimpeiros descontando o gasto em maquinário e mão de obra e garantindo a não poluição dos cursos de água e da terra com venenos para a vida! Se a jazida se encontrasse em terras de um branco, de um europeu, e não de indígenas o que diria a legislação existente? Qual seria o procedimento legal?