02 Mar

O presidente dos EUA permitiria que, se, o Texas, digamos ,quisesse se desmembrar dos EUA, ser um Estado independente, não subordinado à um governo central estabelecido por um conjunto de Estados, o fizesse? E ainda , que se o fazendo passasse a ficar à serviço de interesses contrários aos dos EUA?

Qual o interesse  que está por trás desse interesse de vários países em garantir à um grupo de pessoas ucranianas de não ficarem subordinados aos interesses dos russos naquela região, de não ficarem subordinados à interesses russos mas a interesses e decisões dos EUA e de outros países da Europa?

Pelo que eu saiba, se não estou mal informado, foram aos russos que os ucranianos recorreram para se livrarem de uma dominação polonesa naquela região, e servidão, o do mesmo povo ser escravo de um outro do mesmo povo, não acontecia apenas em relação ao ucraniano mas em relação ao russo também!

E eu acho que tendo vivido e convivido com os ucranianos naquela região fez com com que o russo passasse a ter aquela terra como também a su8a pátria e os traços próprios dos ucranianos como seus próprios através  dos séculos!

Da mesma forma, talvez, não sei, que para os palestinos as terras antes ocupadas pelos israelitas passaram  a ser a sua pátria! É algo que passa a ter valor afetivo para as pessoas, pela vivência em algum lugar! Onde passam a nascer, onde passam a viver suas vidas, seus sonhos, seus filhos! 

Qual o interesse dos EUA ou de outros países naquela região?

Qual o motivo por parte dos ucranianos dessa autonomia ou ainda de quererem que o seu exército fique a serviço de interesses não russos, de outros países da Europa e dos EUA?

Aqui  no país em que nasci , no século 19, o Estado em que vivo e é parte do país tentou se separar do resto do país, o que gerou uma reação daqueles que eram o governo, dando origem ao que foi chamado de Guerra dos Farrapos! O motivo, o descontentamento com a destinação dos impostos, muito era dado ao governo central e pouco se tinha de volta!

E dar para essa preocupação dos EUA uma intenção humanista não soa sincero, é algo hipócrita, pois como todos sabem os ingleses exterminaram com as tribos indígenas que ali viviam e seus legítimos donos e também construíram sua riqueza através da exploração de trabalho escravo, escravizando povos africanos!

É algo que à meu ver não é algo racional! Qual o governante ou qual o país que abdicaria de seus interesses em favor de interesses de outros países que são contrários aos seus? Ucranianos querendo algo que leva à conflito bélico e países europeus os  apoiando  e sabendo que isso levaria à conflito bélico com eles também? As indústrias bélicas planetárias estariam por acaso precisando de novas encomendas para se manterem e encaminhando o pleito para aqueles que são os governantes desses países e que o são com a ajuda desses mesmos donos de indústrias? Leviandade supor algo assim?

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.