Por que a Rússia é tão pobre?
Os EUA não tiveram baixas humanas significativas se comparadas com os países da Europa e nem seu território e nem suas indústrias destruídas em consequência da Primeira Guerra Mundial! Na Rússia , à Primeira Guerra Mundial se seguiu uma Guerra Civil que durou anos e as perdas humanas durante esse período foram grandes ! E ao saírem vitoriosos dessa Guerra Civil os comunistas e para industrializar o país além de todo o ouro que conseguiram tirar das paredes das Igrejas e do escondido pelas pessoas no forro de suas casas juntaram todas as colheitas ucranianas para trocar os trocar por máquinas e equipamentos industriais fabricados pelos alemães! E isso foi feito sem nenhuma consideração por vidas humanas, milhões de pessoas morreram de fome, e em seguida o campesinato russo também deixou de existir! Aldeias foram queimadas e seus habitantes foram tangidos, forçados sob ameaça de morte a deixar suas terras para construírem fábricas e nelas passarem a trabalhar como operários! E a isso se seguiu uma Segunda Guerra Mundial, em que a Rússia teve toda sua parte europeia dizimada pelos alemães, que ao saírem , tendo sido derrotados, arrancavam os trilhos das estradas de ferro com máquinas e as plantações que haviam com suas raízes! De 12 milhões de prisioneiros de guerra russos ao fim do conflito sobraram seis! Quantos milhões morreram em combate? O dobro? O triplo? Quantos ficaram inválidos? E a Rússia se reconstruiu sozinha, sem um centavo de norte-americanos ! E os EUA de todos os países os que tiveram s menores perdas em vidas e não teve o seu território destruído por bombardeios, pelo contrário, desenvolveu suas indústrias e as espalhou pelo mundo ao fim da guerra e tornando em divida com eles os países perdedores que tiveram suas indústrias e suas casas reconstruídas com o dinheiro deles!
A Rússia também era um país feudal! Também havia escravidão! O do próprio povo escravo, objeto, mercadoria, tendo como seu proprietário o do mesmo povo! Não era apenas o ucraniano escravo de algum senhor russo!
E Lênin estruturou a sua sociedade de uma forma em que se tirava de todos aquilo pelo qual todo escravo luta: o direito de ser dono do próprio nariz, do seu próprio destino, de sua própria vontade! De ter alguma coisa de seu por mérito próprio! A exploração não acabava mas se passava a acontecer às avessas, se tornava a exploração do mais capacitado pelo menos capacitado! Aquele que lutou por um ideal se sentiu traído! Aquele que lutou para ter o mando, o domínio, as regalias e os privilégios se adonou de tudo! O assassino esperto, o mais capacitado entre os assassinos, para se realizar como serial-killer em cima do seu próprio povo! Para aterrorizá-lo e espezinhá-lo! À quantos milhões de habitantes de su próprio povo e pelo prazer de matar! E não achou nada melhor para fazer do que matar todo o seu próprio oficialato, todo o oficialato dos seus próprios exércitos, aqueles que mais capacitados o menosprezavam, todos os talentosos, todos os mais experientes! E assim entregou seus exércitos e seu País para os exércitos inimigos! Despreparados e sem comando! Com equipamentos militares obsoletos, ainda da primeira guerra e insuficientes! Mas mesmo assim venceram, não foram derrotados! Em algo que um oficial norte americano designou como a maior demonstração de coragem humana de toda a história do homem sobre a face da terra! Não dá para comparar a riqueza ou o conforto que desfruta o povo norte americano com o que tem o povo russo e ucraniano em termos de comparação entre modelos econômicos europeus, norte-americanos, com o modelo russo!
Então, a Rússia, (o que já é um outro assunto) não é endereço para o ódio de quem quer que seja, para zombarias e ou desprezo, mas de respeito e consideração, pois mesmo que para o povo russo tenha se tornado toda uma desgraça que foi superada a duras penas, o mundo lhes deve , em função da revolta que houve e que saiu vitoriosa, o que não tinha antes: obrigações por parte do Estado de educação e saúde e previdência para com o trabalhador e no Brasil, eu acho que não haveria se não houvesse a possibilidade de uma revolta e algo estruturado para dar mando e domínio para aquele que organizasse a revolta se dela saísse vitorioso, IAPI, IAPC, IAPTEC, salário Mínimo e a partir de 1964 ainda no governo João Goulart, o 13º salário mínimo , o que tornou possível, para os mais pobres, em sociedade desse 13º., dessa economia possível, a formação de seu capital!