03 May

Em Porto Alegre , segundo dados de censo do IBGE, há 192.885 pessoas morando em favelas, em 108 favelas, 13,6% da população! Com um total de 56.000  domicílios em que 60% trabalham com carteira assinada! Se os dados estão corretamente compreendidos, se esses 60% que trabalham com carteira assinada chegam a ter um 13º salário,  33.600 salários mínimos, supondo R$1.200,00 esse salário, algo em torno de 40 milhões de reais anuais, se tem como um capital formado anualmente! Esses 40 milhões com destinação estabelecida em algo que existia em governos de PT e que foi chamado de orçamento participativo! Nessas 108 favelas, suas lideranças, estabelecidas pelos próprios moradores de uma forma democrática determinariam a destinação desse dinheiro! A minha ideia  é de que nos dois primeiros anos esse dinheiro seja usado para compra de terra para nelas se criar galinhas, criadas soltas, alimentadas com alimento não geneticamente modificado, sem uso de hormônios ou antibióticos e depois desses dois anos iniciais a minha ideia ou sugestão é que esses 40 milhões sejam usados para financiar projetos dos habitantes das favelas , um dinheiro que um banco privado não emprestaria sem garantia de que não teria prejuízo nesse empréstimo concedido e para manter os filhos na escola, as crianças estudando sem necessidade de largar estudos para ajudar no sustento da família!

Esses 40 milhões anuais , nesses dois primeiros anos imaginados tornariam possível algo assim: 20 milhões -´para compra de terra e 20 milhões para pagamento de salários e compra de insumos necessários, em algo que teria que ser ajustado de acordo com o dinheiro disponível! Quantidade de terra, quantidade de carne de frango produzida, quantidade de milho que se teria que comprar, quantidade de dinheiro para pagamento de salários!

Com 20 milhões se pode ter uns 4.000 hectares de terra , em que 1.000 podem ser usados para a criação de frangos e 3.000 hectares para plantio de milho! Se em 1 hectare, 10mil m², se pode ter mil galinhas , em um ciclo de 4 meses, 3.000 galinhas por hectare e em 4.000 kg de galinha vivas,  em que seriam necessários uns 14.000 kg de milho e a custo de 7 mil reais anuais por hectare em milho! Se comprado! Em um hectare se consiga talvez , com maquinário, 5 mil kg de milho, 5 mil toneladas  em mil hectares , 10 mil em dois e 15 mil  em três! Em 1.000 hectares  4.000 toneladas de carne de galinha viva para as quais seriam necessários talvez 15 mil toneladas de milho que nos outros 3.000 hectares estariam sendo produzidos! Vendidas as 4 mil toneladas de carne de galinha orgânica por 5 reais por kg,  20 milhões de reais! Com os outros 20 milhões de reais  se pode pagar salários para 500 pessoas empregadas, com 13º e INSS pagos para cada um e ainda sobraria dinheiro!

No segundo ano , como o dinheiro da criação de galinha se somaria ao do 13º dos moradores das favelas os números seriam dobrados! 

Assim depois de 2 anos em que o 13º salário teria sido usado para comprar terras e criar galinhas, os moradores das favelas poderiam usar os 40 milhões anuais, seus para como já disse antes para investirem em educação para os filhos e projetos individuais! Mas teriam, além disso, 12 mil hectares de terra seus, registrados em cartório e com posse garantida pela Constituição e Exército, 3.000 hectares com galinhas e 9.000 usados para plantio de milho para alimentá-las!

E 12 mil toneladas de frango vivo vendidos por 5 reis o kg em algo em torno de 60 milhões de reais para serem reinvestidos da forma como quiserem !

E 1.500 moradores das favelas que não tinham emprego, empregados por vocês, com carteira assinada, 13º e INSS pagos por vocês!

Enfim, os valores e os números devem ser ajustados a realidade, do que se tiver, mas basta querer, se determinar a isso! Essa enorme quantidade de gente vivendo em favelas eu acho que se deve a gente do interior do Estado, para cá ter vindo em busca de trabalho e uma vida com mais saúde, por ter a mecanização das lavouras deixado sem emprego, e ou porque a diminuição do que era pago pelo cultivado de forma braçal ter tornado  inviável economicamente a lida no campo da forma como era feita!

Como é que é? ! Basta querer! Onde é que estão as lideranças das favelas? Hoje em dia cada um com um celular na mão, tranquilo, meu! Se juntem , conversem entre vocês! Entrem em acordo entre vocês! É um direito de todos tentar ajudar a si mesmo sem ser criminoso em relação a ninguém! Vocês puxarem a brasa para o assado de vocês talvez contrarie interesses de algumas pessoas mas tranquilo meu, nada de mais! Tornem-se sócios ! A união faz a força!

Quanta coisa boa dá para se fazer para vocês mesmos com o dinheiro de vocês mesmos! Quem é que vai pensar em organizar revoltas, guerra civil, matanças, tendo um dinheiro desses nas mãos a cada ano como fruto da coisa toda como aí está para usar em seu próprio proveito, vocês não acham? Em paz e com saúde! E sem desgraça! Não troque a graça que a vida pode ter  pela desgraça que nela pode existir! Com muito amor e sem porrada afetiva! E sem se sumir dos próprios olhos nessa merda que só serve para isso mesmo, no barato que dá, se sumir dos próprios olhos e da vida! Se você ainda tem um rosto e um sorriso no rosto não jogue fora isso, um pouco de vida que ainda possa existir em ti,  pois é a riqueza que se pode ter!

Comseio meu, comseio de amigo!
















Comentários
* O e-mail não será publicado no site.