20 May

Eu tenho o que ninguém chega a querer para si ou ter por perto: fraqueza e falta de cérebro e se chegasse a ficar perto de índios eu acho que causaria uma epidemia, portador que sou de 200.000 doenças infecciosas descritas e catalogadas! O típico "branco só traz doença para índio"! O próprio!

Mas o branco também aprendeu ao longo do tempo um monte de coisas, de cuidar de si, da origem e da causa de seus males! De alguns deles! Apenas por volta do ano de 1860 DC que um homem branco, um cientista, encontrou a origem, a causa da maior parte das doenças que acometem o ser humano! Descobriu que existem pequenos bichinhos que nos devoram, de tão pequenos não chegam a ser percebidos pelos olhos e para eles nós somos o cardápio, uns gostam de comer olhos, outros fígado,  outros órgãos genitais , neles se alojam e se transferem de um corpo a outro de formas variadas, através do ar, pela boca no que nela pomos,  em contato de órgãos sexuais, em transfusões de sangue, nas fezes há desses bichinhos e além deles ovos de vermes, parasitas intestinais, são expelidos por eles e na urina também! E eu acho que desde aquela época, por volta de 1860, o homem branco já deveria estar pelo menos aferventando o seu pinico antes de despejá-lo no lugar que lhe seja mais viável Já estamos no ano de 2023 e o homem branco ainda despeja o seu pinico , todos em cada cidade, nas águas de onde a outra cidade mais abaixo no rio vai tirar a sua água para beber, para preparar sua comida! E eu acho que se aferventasse o seu pinico estaria resolvendo um monte de problemas ao mesmo tempo!

Se aferventando o seu cocô e o seu xixi muito bem aferventado se pode despejá-lo ao pé da árvore que nos dá sustento, ao pé da árvore que dá sustento ao peixe do rio! Não vai ter doença disso de verme e ovos de verme passar nisso de um para outro e bichinho que possa estar na urina e nas fezes passar de um para o outro e também não vai precisar mudar o lugar da taba, o rio não vai deixar de dar peixe e nem a terra deixar de dar mandioca e frutas!

Veja bem: se um fazendeiro tem uma fazenda de 3600 hectares ela pode lhe dar riqueza material mas 3.600 hectares de terra propriedade de 20.000 pessoas , cada uma delas não pode  e não deve esperar que renda para cada uma delas o que renderia se fosse propriedade de um só! Se dividirmos 3.600 por 20.000 vai dar mais ou menos a quinta parte de um único hectare para cada um! Mas se vocês fizerem dessa terra algo conjunto, nisso um sócio do outro, se pode fazer o seguinte! Deixar 1.200 hectares para os bichos e tentar multiplicar nessa área o que serve de alimento para os bichos e que também poderiam ser o alimento de vocês  e multiplicar ás margens dos rios as árvores e  os arbustos que  mais dão comida para os peixes, em frutinhas , em pólen, em folhas que apodrecem no fundo do rio e em insetos que são atraídos e que acabam caindo na água e servindo de alimento para eles! E 2.000 hectares serem cultivados metade com mandioca e m3et6ade se criando galinhas e alternando a área ou só com mandioca! A mandioca dependendo da variedade, do cultivar usado, e da forma que for cultivada pode render de 50 a 70 toneladas por hectare e nisso se pode ter uns 100 milhões de reais por ano ! São cem milhões de kg de mandioca! Se cada uma das 20.000 pessoas consumir 1 Kg de mandioca por dia em um ano o consumo total seria de 7,3 milhões de kg de mandioca! Dos cem milhões produzidos vocês tirariam 10 milhões para vocês e venderiam o resto! Está por volta de mil reais a tonelada mas a cotação oscila ! Se plantarem 1.000 hectares com mandioca teriam 50.000 toneladas , tirariam 10 mil para consumo de vocês e sobrariam 40 mil toneladas, 40 milhões de 4reais ao preço de hoje mais ou menos1 Máquinas para plantar e cultivar e colher vocês poderiam comprar feito isso assim como sendo sócios um do outro Eu não andei olhando preço de tratores mas cada um , novo acho que mais de 500 mil não deve custar! Se quiserem nesses 1.000 hectares criar galinhas soltas e terem uns 5 milhões de kg de galinha para vocês como alimento precisariam de uns 15 milhões de kg de milho para  complementar a alimentação das galinhas e nisso uns 15 milhões de reais seriam gastos mas sobrariam ainda 25 milhões de reais! Para construírem suas casas em alvenaria , aos poucos, comprar celulares, computadores, roupas, o que quiserem . E assim , se essas 20.000 pessoas  se constituírem de famílias de 4 pessoas cada uma seriam 5 mil famílias, 5 mil casas. Se cada casa  for construída em terreno de 10m por 20 m e se cada uma tivesse uma horta que ocupasse 10m por 20m e tivesse ainda um pequeno pomar que ocupasse 20m por 20m o espaço ocupado seria de uns  de 400 a 500 hectares pelas 5 mil famílias! É uma coisa que vocês precisam se juntar e ver máquinas, como se planta, estudar o assunto e verificar as coisas na prática. Se juntarem, tribo com tribo, pessoas com pessoas, jovens com jovens! Conversarem uns com os outros! Tem por onde ter uma vida com mais saúde e viver em paz!

Eu li um artigo sobre suicídio de jovens entre os índios , Guarani-Kaiowá e resolvi meter os meus bedelhos no assunto, se é assim que se diz, já que desesperança, desalento e desânimo, tristeza não é só a vocês que aflige mas vocês têm força, têm vitalidade, têm energia, não devem esmorecer! Sempre se acaba encontrando alguma solução para alguma coisa que nos aflige, a tristeza se vai e o prazer do bem estar físico e mental e o sorriso no rosto acabam voltando!

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.