Em um trem em movimento na Rússia, no começo do século passado, embarcaram sonhadores, idealistas, todo um monte de tipos de gente e também, no mesmo trem, embarcou a alma do Sr. Feudal Russo, um assassino, com ódio e desprezo pela gente do seu próprio povo, do seu próprio país, também com seu sonho, projeto, se tornar Sr. das Almas de todo o povo russo e sobre ele exercer o seu domínio! Não é Sr. Stalin?
E tendo aqueles que sonharam em algo com o uma sociedade mais justa construída sobre as cinzas de séculos de escravidão do próprio povo vencido e participando disso também o Sr.tratou de colocar o seu ambicioso projeto em ação! Pessoas da sua mais inteira confiança em todos os postos chaves do país! E o que aqueles que organizaram as forças de exército e foram os responsáveis pela vitória não conseguiram fazer o Sr fez! Juntar todas as colheitas do país e trocar por máquinas e equipamentos industriais, queimar aldeias e tanger seus habitantes para construírem fábricas e indústrias e nelas trabalhar! Por que não teriam conseguido fazer o que o Sr. fez? Por não saber o que deveria ser feito? Por não terem a sua inteligência? Ou por que prometeram para os camponeses um pedaço de terra, que seria deles, para viver, e por esse pedaço de terra terem eles lutado e muitos terem perdido a vida, e agora, queimar suas aldeias, tangê-los para construírem fábricas, não terem conseguido se mover para isso?
A todos que fizeram a revolução a russa, ou seus expoentes maiores. ou ainda a sua grande maioria, a todos eles o Sr. matou! Não! O que o Sr. organizou! A sua orgia de assassinatos! Em um desprezo, e asco por todos ao seu redor! -Veja, o Judiciário todo, em algo forjado de cabo a rabo, fazendo pessoas serem executadas, e a sua gente, os que se colocaram a seu serviço, fazendo as suas vítimas assinarem a sua própria declaração de culpa! Pessoas do povo empurrando umas às outras para a Sibéria ou para a execução esperando com isso cada uma delas escaparem do mesmo fim!
Das baixezas que são capazes?
Pelo pouco que eu compreendo de alguma coisa eu penso que no ser humano a vontade de viver se torna mais forte do que algum escrúpulo em relação ao outro, em estar sendo criminoso em relação ao outro e também em relação a si próprio! E também que quando um criminoso é mais inteligente ou raciocina mais rápido que as suas vítimas , estas não chegam a compreender com clareza o que está acontecendo e nem se articular de alguma forma para lutar ou evitar que o criminoso consiga o seu intento! Não é algo que acontece por covardia mas por incapacidade mental para fazer frente a uma intenção criminosa!
E com os alemães alimentados com o resultado das colheitas russas , em suas fábricas, construindo o que de mais moderno, eficaz, possa haver em máquinas de guerra e traçando táticas estabelecendo planos, que se tornam possíveis pela existência dessas máquinas, com a finalidade que se poderia imaginar ser, o Sr. não encontrou nada melhor para fazer do que proibir o ensino de táticas de guerras modernas, taxando-as de burguesas e contra revolucionárias e matar a todo o oficialato do seu próprio exército! Por que não se moveram para um confronto com o Sr.? Seriam incapazes de lutar de alguma forma contra o Sr. ou por que um confronto numa hora dessas deixaria o país, a pátria ainda mais vulnerável a um ataque e a uma vitória dos exércitos que estavam se agrupando?
Para o Sr. não, né? Acima de tudo, acima da segurança do país e do seu povo, da sua gente, o seu prazer em matar! O oficialato todo do seu exército! Os mais talentosos, os mais inteligentes?
De quem seria a culpa pela falta de comando e pelo despreparo do seu exército quando se iniciou na invasão alemã? De quem a culpa de exércitos serem cercados e aprisionados, assim em centenas de milhares de soldados de cada vez? De quem a culpa de 12 milhões de prisioneiros, entre solda e civis, nos primeiros meses da guerra? De quem a culpa desses prisioneiros terem morrido, de fome , uns 6 milhões? De quem a culpa? De quem a culpa por mais outro tanto de soldados feitos em pedaços por disparos de artilharia, granadas e balas de metralhadoras, fuzis, sendo empurrados em levas e mais levas, com uma espingarda ainda da primeira guerra e algumas balas para cada grupo de dez soldados, para deter, imobilizar, exércitos , para se reagruparem as forças de defesa, para ganhar tempo? O Sr.olhou em volta, para toda a Rússia e lá, ainda havia, tinha sobrado da sua sanha, alguém com talento para organizar defesas e comandar todos os exércitos! Que sorte né? Desfilar pendurado em uma forca pelas ruas de Berlim, imagine, não seria algo agradável para o Sr, né? E pelo jeito, naquela época, generais nasciam a cada instante na Rússia e eram postos, aqueles que se destacavam por sua capacidade, em postos de comando!
Meu pai, foi um desse soldados, em grupos de soldados com uma espingarda e algumas balas para cada grupo! Foi ferido por um estilhaço de granada na sua cabeça e ali ficou, no chão deitado! Ao fim do ataque, verificando se alguém entre os que ali jaziam estava vivo alí encontraram o meu pai e o levaram para uma enfermaria de campanha e lá recebeu cuidados e permaneceu vivo! Disseram para ele que haviam vindo para acabar com o comunismo na Rússia e o instaram para ajudar nisso, deram-lhe um uniforme e ele passou a fazer parte de um exército composto por soldados russos aprisionados que se juntaram aos alemães nessa intenção de acabar com o comunismo! Meu pai seria um covarde, um mau carácter, ouy alguém que não chega a ser um cachorro, e que em troca de um pedaço se volta contra a sua própria gente, o seu próprio povo? Na Rússia daquela época nem todos estavam satisfeitos com o comunismo e os alemães em muitos lugares foram recebidos como amigos, com pão e sal, segundo a tradição! E muitos falaram que se tivessem se comportado de outra forma em relação à população civil teriam vencido a guerra!
Quanto tempo os judeus aprisionados no Gueto de Varsóvia levaram para compreender a i ntenção dos alemães em relação a eles e tentarem reagir mse lorganizar para tentar lutar de alguma forma? Meu pai, naquilo que ele via a sua volta, a forma como os alemães o haviam tratado deduziria qual a real intenção deles? Meu pai não matou ninguém nenhum soldado russo, e acho que alemão também não pois teria avançado desarmado, em meio aos outros, apenas com seus próprios punhos para lutar! E se compreendesse que a intenção não era apenas acabar com o comunismo mas tamb´=em com o povo russo e se apoderar da sua Pátria, meu pai não participaria não e se recebesse uma arma, e ordens para atirar contra o seu próprio povo não faria isso não! Não seria por temer uma dor de barriga prolongada, e em troca de um pedaço de pão para comer que se juntaria ao inimigo para destruir o seu próprio povo! A família do meu pai ,pelo quase nada que eu sei dele, era de gente que vivia no campo mas teria tido algumas posses, tinha um moinho de sua propriedade e com a revolução ficaram sem o pouco que tinham! Não simpatizava com o comunismo, e estando entre eles, sem compreender a real intenção deles, sem presenciar o que era feito em outros lugares em relação a população civil da Rússia não teria tentado fugir e se embrenhar em alguma floresta para continuar lutando, não teria sido por covardia, não!
E minha mãe também não! Não havia neles nem no meu pai e nem na minha mãe, esse ódio aos alemães que em outros motivava a reagir e lutar! Não haviam presenciado, vivenciado o que em outros lugares a outros estava sendo feito!
Minha mãe, como prisioneira civil, uma jovem de uns 22 anos tendo a morte pela fome como escolha ou trabalhar para os alemães sei lá poderia fazer o que além de forçar a própria morte, esvaziar um pneu, atirar uma pedra, para levar um tiro ou ser enforcada ao invéz de uma lenta morte pela fome e entre inimigos? Lavar louça para eles, lavar chão, lavar roupa para eles, para permanecer viva, a teria tornado cúmplice, ajudante de alguma forma deles na sua intenção em relação aos russos? Seria ou teria se tornado responsável pela morte de um único soldado russo que seja? Algum tipo de ajuda para o Exército alemão nisso? Sei, lá! Prisioneiros ingleses, em campos de concentração alemães, mesmo recebendo alimentos do seu país, não sendo a morte por falta de comida ,mas se punidos se recusando a alguma tarefa exigida pelos alemães, realizariam essa tarefa por que? Ainda assim, o passar a trabalhar para eles não significaria submissão! Me lembro de alguns casos relatados pela minha mãe! De quando um soldado alemão teri8a falado isso ou aquilo dos judeus e minha mãe lhe teria dito que eles não nos fizeram nada mas vocês sim, nos trouxeram a desgraça! O soldado alemão teria sacado seu revólver e eu não me lembro do grau de parentesco de uma senhora idosa, parente de alguma forma, e que ali estava junto com ela suplicou ao soldado que não a matasse! Ela é jovem, muito jovem , não compreende ainda as coisas, não a mate! De outra vez se escondeu na "casinha", passou a noite ali fugindo de soldados bêbados que a queriam para sexo! Esses soldados se apropriaram das roupas que ela tinha e quando um oficial alemão a viu triste e perguntou e soube do que havia acontecido puniu esses soldados os enviando para o front! En fim, nem meu pai nem minha mãe, menos do que cachorros, ou covardes, ou pessoas de mau carácter que em troca de um pedaço de pão ajudaram o inimigo a destruir o seu próprio povo! E o sr. Sr. Stalin qual a sua participação nisso? De quantos milhões de soldados russos o Sr.se tornou responsável pela morte? Quantas vidas, antes disso, de quantos milhões de pessoas, do seu próprio povo, as vidas destruídas o foram por vontade sua, por um prazer seu nisso? Na história da humanidade, algum rei ou governante a tanta gente, do seu próprio povo, se incumbiu de matar? Se as pessoas do seu povo, chegassem a compreender tudo o que aconteceu e foi feito por sua vontade, o que teriam vontade de fazer além de pegar um revólver, cada um deles, de milhões de pessoas. e cada uma delas lhe enfiar um pedaço de chumbo na sua cabeça? O tipo que usa a inteligência a mais em relação ao outro para destruir, para matar, para espezinhar, aterrorizar o menos inteligente? A inteligência a mais não poderia ser usada pelo contrário para elevar o seu povo, para fazê-lo cada vez mais constituído de gente dona do próprio nariz? Teria que ter vocação para freirinha e a vocação é para Senhor feudal, Senhor de Almas, serial killer, maníaco assassino, o maníaco do Cáucaso?
E agora, o que de tudo sobrou? Ou o que no final de tudo se passou a ter na Rússia ? O que o povo russo no final de tudo passou a ter?
Algo, que não tiveram durante décadas: um pouco de liberdade!
E a Rússia como um país capitalista onde a sua elite, os capitalistas bilionários o são por apropriação indébita do que era de todos, de todo o povo! E o responsável pelo governo, pela administração do que do povo foi roubado, em eleição democrática eleito, o chefe do KGB, o capacitado!
Sei lá! O que na Rússia mais rende dinheiro! Imagino que seja o petróleo, o gás natural da Sibéria e talvez a venda de armas! Se quando a URSS se desfez foram emitidas ações e cada habitante passou a ter a sua parte em tudo o que havia de que forma as empresas de gás, petróleo e outras se tornaram propriedade de algumas pessoas? Eu não compreendo mas acho que através de artifícios econômicos, inflação, desvalorização da moeda, papéis, o valor das ações tenha se tornado igual ao valor de algumas bananas e essas algumas bananas tenham sido compradas e pelo dinheiro equivalente, mas nesse processo a posse da exploração de gás, petróleo e outras coisas trocou de mãos!
Eu soube de um caso que ocorreu durante o período de caos dessa fase de transição do que havia para o que se passou a ter! Todas as pessoas de alguma forma, as que podiam, tent6aram se apoderar de uma parte que seja do que era de todos! A polícia pegou um deles, deu uma baita surra e exigiu do sujeito o que ele tivesse de valor lhes entregasse senão seria espancado até a morte! O sujeito tinha como único bem um automóvel e o entregou a polícia! Vejam, o sujeito pegando para si uma parte do que era de todos não estaria cometendo roubo mas os agentes da ordem exigindo, sob ameaça de morte, o que era de propriedade particular de uma pessoa para eles sim! A espécie de pessoas que podem fazer parte de uma polícia em algum lugar! E vejam, o tipo que se colocava a serviço do assassino de sua gente agora está a serviço daqueles que depenaram o seu povo, sendo ele um deles, administrando o que se tornou propriedade deles!
Eu li a algum tempo existiram na Rússia atualmente 6 milhões de moradores de rua! Mas se a terra a todos pertence não caberia a eles uma parte em dinheiro referente a um arrendamento para pratica de agricultura, uma parte, como resultado das colheitas em um espaço que em parte é deles? Agora para os russos já não há uma ameaça externa! Ninguém se atreveria! Com tantas ogivas nucleares disponíveis! Por que não se tentar dar ao povo, algo mais dignificante, para todos eles do que o que aí está? Todos, do povo, se sentirem depenados, roubados e apenas uma piada de falta de inteligência para aqueles que o governam! Por que não cultivar vida, o que faz viver? Por que sempre tem que ser o mais esperto dos assassinos ou o mais esperto dos ladrões, e deles mesmos, a governá-los?