O assunto não é agradável, pelo jeito ninguém gosta de falar sobre cocô e xixí mas eu acho que há algo relacionado ao xixí e ao cocô de cada um que deve ser compreendido por cada pessoa e por todas as pessoas! Há coisas relacionadas à eles que na minha opinião são bem graves em relação à saúde e a existência das pessoas! Ninguém gosta de falar sobre cocô e sobre xixi mas cada um de nós excreta a ambos nos processos químicos de manutenção da vida, se alimenta e excreta os resíduos do processo químico de nutrição do seu organismo!
Eu não acho que o que é chamado de saneamento básico hoje em dia pode de chamado de saneamento básico pois despejar o conteúdo do seu pinico diário na caixa d'agua da casa do seu vizinho não é melhor do que jogar o conteúdo do seu pinico diário pela janela da própria casa!
E também uma cidade estar às margens de um rio, cheio de vida , e estar às margens de uma vala de esgoto,. são duas coisas bem diferentes e viver perto de um rio cheio de vida e viver às margens de uma vala de esgoto determinam atmosferas psíquicas distintas para a vida das pessoas nesta cidade!
E também há algo que me parece poder trazer para a vida das pessoas neste planeta algo bem mais grave do que uma mudança climática por alteração do teor de dióxido de carbono na atmosfera! Em que porcentagem o fósforo e o potássio afeta a produção agrícola mundial? Se deixar de existirem tanto um como outro em que medida a produção agrícola planetária seria alterada? Vocês não acham que nessa forma de lidar com o próprio cocô e o próprio xixi além do fósforo e do potássio tirado de jazidas mas todos os minerais existentes no solo, responsáveis pela fertilidade dos solos e pe4la saúde , pelo vigor dos vegetais que dele brotam estão sendo continuamente despejados nos rios e levados por eles para o mar?
O cocô e o xixi das vacas e não só das vacas é usado como adubo, fertilizante, tem um cheiro que é até agradável mas apenas porque se alimenta unicamente de capim, é algo que do que se alimenta determina! A nossa alimentação não se constitui apenas de vegetais e o cheiro e o aspecto é determinado pelo alimento que é ingerido além das condições de saúde de cada organismo humano mas eu acho que as vacas estão também sujeitas a terem verminoses, e doenças infecciosas no seu trato intestinal e urinário!
Em um filme que vi há tempos um compositor russo do século 19 contraiu cólera bebendo água contaminada e em seu tratamento se tentou de tudo até mergulhá-lo em água fervente! Não adiantou ! Mas se cada pessoa já naquela época aferventasse o seu pinico antes de despejá-lo nas águas dos rios eu acho que cólera não haveria! Ninguém de cólera ficaria doente por beber água de algum rio! Na mesma época e já depois de Pasteur ter descoberto a origem, a causa de doenças infecciosas, na mesma época em que Pasteur refutou a crença em haver geração espontânea de organismos vivos na Natureza e na mesma época em que Mendel em experiências com ervilhas criou uma nova ciência, a genética!