Uma pequena experiência contida em livros de ginásio: ao se agitar a água contida em um copo, com um bastão de madeira, a temperatura da água sobe! Por que isso acontece? De onde vem o calor adicional naquela água?
Energia é uma coisa e força é outra, apesar de ser uma coisa que se transforma em outra à partir do que está contido em si mesmo! Uma partícula, um próton, um nêutron, um elétron, tem dentro de si uma determinada quantidade de luz e calor, energia, que se transforma em força, à partir de algo que está contido dentro de cada uma dessas partículas, a força da gravidade, a força magnética, a força elétrica, a força da vida e o que em cada um de nós é cada um de nós!
Ao que parece e pelo que eu deduzo, ao se fazer um esforço sobre uma partícula ela libera uma quantidade de energia, luz e calor, proporcional ao esforço exercido sobre ela e na agitação das moléculas de água pelo bastão de madeira, nesse esforço, é liberado o calor adicional verificado!
Quando em um fogão a gás se assa ,digamos ,um frango, se fornece ao frango calor, energia!
Mas em um forno de micro ondas não se fornece calor ao que dentro dele está, mas força! Um campo magnético que varia em sentido centenas de milhões de vezes a cada segundo! E esse campo magnético, essa força , age sobre o campo magnético dos elétrons contidos no alimento centenas de milhões de vezes a cada segundo! E é essa força, da mesma forma que no exemplo do copo de água ,esse esforço sobre elétrons contidos no alimento, que faz com que os elétrons liberem o calor contido neles! Eu presumo que o calor, a energia que no fogão a gás foi fornecida ao alimento para que assasse, no forno do micro ondas é a mesma e que essa energia, no caso do forno de micro ondas foi perdida pelo alimento em seu preparo! Ou seja, você vai estar comendo mas obtendo do alimento ingerido uma quantidade de energia menor que se preparado da forma convencional!
Pelo que eu deduzo!
CORREÇÃO OU ADENDO: Quando escrevi este texto, eu não levei em consideração, ou não me dei conta que a energia ou o calor com que o alimento que estaria dentro do forno de micro-ondas seria cozido ou assado ou aquecido não seria apenas a contida nas ligações químicas entre átomos, nos elétrons das órbitas externas dos átomos e que nos serve de alimento mas a energia ou o calor contido em todos os prótons e em todos os nêutrons e em todos os elétrons do que estaria colocado dentro do forno! Então e eu não teria meios de mensurar a energia perdida na que para nós é o alimento seria menor ou bem menor ou talvez imperceptível, não relevante!