03 Jul

As elites brasileiras e norte americanas formaram o seu capital através de séculos de escravidão, de trabalhos forçados sem direito a nada, sujeitos a morte em açoite se tentassem fugir, e aos filhos dos senhores de engenho e dos senhores de campos de algodão mamando nas tetas das escravas porque a raça é forte e o sangue é bom. E a abolição da escravatura significou para os de pele preta que estão livres mas inteiramente dependentes para ter um trabalho decente e poder viver daqueles que construíram suas fortunas os escravizando durante séculos e para os quais não são mais necessários! Que tenham motivos para odiar os seus antigos senhores obviamente têm! Para os depenar, matar a pau no cu e antes de morrerem fazer lhes chupar o pau! Mas quanta gente veio para cá, depois da abolição ou antes ainda, alemães, italianos, com a roupa do corpo, alguns utensílios de cozinha e ferramentas e construíram suas fortunas com o próprio esforço! Vai se fazer o que? CPI do senhor de engenho, CPI do traficante de escravos? Da origem do seu capital?

Mas o escravismo não é só em relação ao de pele preta ! Na mesma época em que nas Américas se aboliu a escravidão o mineiro europeu, enfiado numa mina de carvão 14 horas por dia recebia não mais do que algumas batatas para cozinhar e comer e continuar vivo! Sem direito a nada! Sem direito a cuidados com a própria saúde, sem direito a educação para os filhos e amparo na velhice em situação que hoje em dia é considerada análoga à escravidão!

E na Rússia , nas mesma época, também se aboliu a escravidão! Mas lá a escravidão era do da mesma raça, do mesmo povo! E lá a coisa não terminou tão bem como por aqui! Em tudo que passou a existir, em uma guerra que não se poderia justificar perante a razão, na miséria existente, e em não conseguirem saírem vitoriosos da guerra em que se meteram uma outra coisa se articulou, estruturada para uma revolta armada e saiu vitoriosa! Houve uma guerra civil vencida pelos revoltosos e ainda expulsaram do país tropas de não sei quantos países que para lá foram enviadas em auxílio aos contra os revoltosos! Mas tendo saído vitoriosos se organizaram de uma forma em que a exploração passava a acontecer às avessas, a do mais capacitado pelo menos capacitado, não deixava de existir e em que as pessoas simplesmente deixavam de ter direito a se auto determinar, de serem donos da própria vontade, de serem donos do próprio nariz, e de terem algo de bem material por mérito pró´prio, em algo que não se mantém por muito tempo!  Em algo que não se tornou nada além de um outro meio para mando, regalias e privilégios!

Mas ter havido essa rebelião e os revoltosos terem vencido e haver uma estrutura de pensamento para se organizar revoltas em todos os lugares onde haja motivos para elas fez com que , por sensatez, se fazer com que em vários países se tentasse fazer com que motivos para revoltas deixassem de existir! 

Vejam vocês, ao que se deve o salário-mínimo instituído pelo  Sr. Getúlio Vargas e os Institutos de Aposentadoria, IAPI, IAPC,IAPTEC também por ele instituídos!

E o que se tornou possível com a aprovação de uma gratificação natalina proposta por um deputado no governo do Sr. João Goulart: a formação de um capital, pelas camadas mais pobres do país! Para se tornarem sócios uns dos outros nessa gratificação de natal! Se tornarem donos das terras que lhes produzem o alimento e se tornarem mais donos do próprio nariz e da própria vontade! Para financiarem seus sonhos individuais, para que os filhos não tenham que abandonar a escola para ajudar no sustento da família.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.