O comunismo é um trem que já passou e nem por aqui e o que poderia trazer de bom para o país já trouxe há muito tempo!
Na Rússia também havia escravidão e lá ela foi abolida na mesma época que aqui, por volta do ano de 1850 ! Só que lá o escravo, o homem como propriedade e objeto do outro, era o da mesma raça, do mesmo povo!
A riqueza de alguém medida pela quantidade de escravos, pela quantidade de almas, quanto mais almas de sua propriedade mais rico era considerado! E assim , o do mesmo povo para o do mesmo povo, ser algo a nível de cachorro, mas toda a riqueza material que chegava a ter era devida a força, ao vigor , ao esforço daquele a quem espezinhava, menosprezava, subestimava!
E ainda, o governo imperial russo se meteu em uma guerra em que não há uma única razão lógica que a justifique para o seu povo, e ainda não tiveram competência para vencê-la! Um país agrícola recém iniciando sua industrialização, com pessoas famintas, trabalhando 14 horas por dia sem direito a nada além do que se dá, e nem isso , a um cavalo por puxar uma carroça!
E nisso se articulou a revolta, em torno de ideias para se articular o país de uma outra forma, que implicavam em confronto armado com aqueles que detinham o poder!
Para não alongar muito a coisa, revolta só acontece onde há motivos para revolta! E eu acho que se não houvesse essa revolta e articulada para se ter o mando e o domínio sobre as pessoas e as regalias e os privilégios através de revolta onde haja motivo para revolta não se teria no país nem IAPC, nem IAPTEC, nem IAPI, e nem salário mínimo e nem o cavalo encilhado para aqueles que trabalham e têm como seu salário o salário-mínimo do país: a gratificação natalina aprovada pelo Congresso no governo do Sr. João Goulart, o 13º salário e há toda uma história de lutas na criação dessa gratificação como parte dos direitos do trabalhador!
O cavalo encilhado se chama formação de capital, torna possível, por parte daqueles que o recebem se juntarem, se tornarem sócios , sócios igualitários, nessa economia possível, de destinar esse 13° para isso! No país inteiro são uns 40 bilhões de reais a cada ano como parte do lucro do lucro geral da nação!
Torna possível para um operário brasileiro ter o que um operário russo, no regime comunista não chegava a ter, a terra como sua, lá era do governo, de quem governava! Terra sua, comprada com seu dinheiro, registrada em cartório, garantida pela Constituição do país e por suas Forças Armadas!
Milhões de pessoas se tornando sócias umas das outras para terem algo que a meu ver é muito importante e determinante de muita coisa nesse mundo: o não depender inteiramente dos outros, de depender inteiramente de haver alguém te oferecendo trabalho para ter um prato de comida decente e poder viver, o ser mais dono da própria vontade e do próprio nariz! Sem nada que implique em tirar direitos adquiridos, nada que implique em confronto armado!