Ontem eu assisti em algum lugar na Internet uma homenagem á um professor , de pele preta, de origem africana, ao se aposentar após 35 anos de trabalho, de ensino de matemática! Em seu discurso de agradecimento pela homenagem ele disse: O conhecimento não escraviza! O conhecimento liberta!
E assisti também há dias, um documentário, acho que da BBC, sobre exploração de crianças, em algum país da África! Crianças que viviam em aldeias eram mandadas pelos pais para um outro lugar para aprenderem religião, se dedicarem ao estudo do Alcorão! E eram lá obrigadas a mendigarem, obterem dinheiro em esmolas para os pretensos professores! Maomé não escreveu o que escreveu para isso mas para isso alí era usado! Da mesma forma eu acho que Maomé não escreveu o que escreveu para justificar através do que escreveu o mando, o domínio, sobre o seu o próprio povo, obter riqueza material ou regalias e privilégios! Mas para isso, por vocês é usado! E em algo que é criminoso em relação ao seu povo!
E em relação às mulheres, no Ocidente, também, durante muitos séculos, a única forma decente de viver destinada para as mulheres era ser dona de casa! Cozinhar e lavar louça, lavar roupa e passar a roupa, manter a casa higienizada, parir novas vidas, amamentar e trocar e lavar fraldas, cuidar da saúde e da educação dos filhos e geralmente em casamentos que aconteciam não por vontade próprio, por afinidades, companheirismo e afeto de um pelo outro! Sem ficarem enamoradas pelos seus parceiros! Mas hoje em dia já não é assim! Já não é a única opção de vida decente que é destinada para elas e isso acontece através de aprendizados, de escolas, de adquirirem saber! Se tornam médicas, arquitetas, advogadas, engenheiras e há todo um conjunto de atividades antes restritas aos homens , hoje em dia , realizadas por elas! Se casam quando querem e têm filhos quando querem! Nem sempre mas já é algo que acontece! E como ser escravo de outro, não ter direito a ter vontade própria, ser mercadoria , objeto, para os próprios pais não é algo que por vocês seria aceito, não deve por vocês ser imposto como destino para aquelas através das quais o Criador concede a vida, a existência!
Conhecimento não escraviza, conhecimento liberta!