Eu li ontem que entre os indígenas do Pará, se não me engano, o garimpo ilegal está causando o nascimento de crianças defeituosas, pessoas estão ficando cegas e aleijadas devido a contaminação com o mercúrio usado em uma reação química qualquer para do minério se extrair o ouro! E que é uma coisa que não é de hoje mas que vem acontecendo a(há) anos , a(há) décadas! Reportagens são feitas, grupos de médicos para lá são enviados para pesquisa mas pelo que deduzo, salvo erro, que nenhuma ação concreta é feita!
Eu tenho em minha casa um filtro de osmose reversa , tem uma potência de 50W, 24V e 2A quando em funcionamento! Uma placa solar, de 200W em cinco horas pode fazer com que se tenha acumulado em baterias, 1000W/H ou seja permitiria o funcionamento contínuo de um equipamento como o meu por 20 horas ! O que eu tenho dá para uns 100 galões por dia ou algo em torno de 400 litros por dia! Daria para se usar essa água para cozinhar e para beber! Seriam necessários vários, dependendo da quantidade de pessoas mas não é algo caro! O meu eu acho que deve estar entre uns 1.000 e 2.000 reais! Do rejeito se deve tirar o mercúrio para que não volte para o rio e o peixe deve ser pescado mas não comido. Se deve dele tirar o mercúrio! Se deve usá-lo como meio para retirar do rio o mercúrio nele existente! E se deve alimentar os indígenas até que o rio volte a ficar limpo já que o alimento principal deles é o peixe e ele está contaminado! E se nada é feito para impedir o garimpo ilegal pelo menos se deve exigir que o processo de extração do ouro ocorra sem que o mercúrio passe para as águas do rio!
Como é que é? Os garimpeiros tendo obtido seu ouro vão desfrutá-lo ...mas nas margens dos rios de onde tiraram o seu ouro, mais abaixo do curso das águas as pessoas que dessas águas vivem... tendo filhos nascendo aleijados, mortos, e elas mesmo ficando cegas e aleijadas aos poucos, a medida que o mercúrio se acumula em seus fígados, em seus cérebros!
Tranquilo!?