A alguns anos atrás enquanto tentava imaginar de que forma se poderia resolver o problema da falta de água no Nordeste do país, fazer com que as pessoas que lá vivem tivessem como se manter, como viver, o governo do país iniciou uma obra polêmica, exatamente com a intenção de resolver ou minorar o problema ali existente: a transposição do rio São Francisco!
O volume de água que seria bombeado seria de uns aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos diários e no projeto 70% seria destinado à fruticultura irrigada, 25% para indústria e 5% para a população difusa e para dessedentação animal!
Para irrigação naquela região a quantidade de água diária por metro² pelos meus dados é de 5 litros! Para irrigar 1 hectare ( 10.000m²) seriam necessários 50.000 litros de água ( 50m³)! Dividindo 70% de 5 milhões de m³ de água ( 3,5 milhões de m³) pela quantidade de água necessária para irrigar 1 hectare se tem a área que seria possível irrigar com a quantidade de água disponível! 70.000 hectares de terra! Supondo essa área dividida em lotes de 5 hectare se teria 14.000 lotes de 5 hectares, ou seja, 14.000 famílias se beneficiariam nesse projeto. Eu fiz um cálculo, a grosso modo, de qual seria a rentabilidade para cada família, com cultivo de melões, pepinos tomates, e com 3 colheitas anuais, o que naquela região , se tendo água, se torna possível! No meu cálculo eu encontrei um rendimento bruto por família de 400 mil reais aproximadamente! Um valor muito alto! Mas para apenas 14.000 famílias. Se a cada uma fosse destinado apenas 1 hectare cada família teria um rendimento bruto de 80.000 reais mas 70.000 famílias seriam beneficiadas! A soma das 70.000 famílias seria de 5,6 bilhões de reais.
Se esses 70% do volume de água diário fossem destinados, não para a fruticultura irrigada mas para a dessedentação animal qual poderia ser o resultado?
Uma galinha precisa de meio litro de água por dia para o seu organismo! Com mil litros de água ( 1 m³) se poderia matar a sede, digamos de 2.000 galinhas! Em 1 hectare se poderia manter soltas 2.000 galinhas! Supondo que uma galinha leve 3 meses para atingir o seu desenvolvimento pleno se poderiam criar em cada hectare por ano 8 mil galinhas! Se cada galinha ao final de um período de 3 meses chegar ao peso de 1,5 kg , por ano cada hectare poderia produzir 12.000kg de galinha! Supondo que tendo sido criadas soltas, sendo alimentadas com milho não transgênico, sem uso de hormônios e antibióticos, cada kg pudesse ser vendido por 5 reais cada hectare teria um rendimento de 60.000 reais. O volume de água disponível, 3,5 milhões de m³, tornaria rentável uma área de 3,5 milhões de hectares, beneficiaria 3,5 milhões de famílias e a soma do que seria produzido seria de 210 bilhões de reais!
A quantidade de famílias beneficiadas seria multiplicada por 50 e a riqueza gerada por 38 nesse exemplo específico.
O alimento para as galinhas seria cultivado em outro lugar, onde a água não fosse escassa, e transportado para aquela região!
Um exemplo: o Japão não possui petróleo, nem jazidas de minérios, e nem a agricultura mecanizada é possível na maior parte do seu território! Busca em outros continentes, petróleo e minérios,! E o seu povo vive com um bom padrão de saúde e bem-estar!