Vocação da região Amazônica: a vocação daquela região não seria o cultivo de florestas! A nossa flora é riquíssima! Quantas variedades de árvores produzem madeira de alto valor por sua resistência e durabilidade e para fins específicos? O pau-brasil foi retirado até não sobrar quase nada e assim por diante! A canela-preta está meada de deixar de existir! Enfim, se retira da floresta o tem alto ou algum valor eaté não sobrar nada e nada é cultivado daquilo que chega a ter algum valor porque o tempo que uma dessas árvores leva até chegar a um porte de árvore adulta é de 20 ou 25 anos digamos e a coisa toda é de um imediatismo cego ao que parece!
Quanto rende uma área de 100 hectares de pasto para gado em carne gado por ano?
Se mogno for cultivado e se o tempo de crescimento for de 25 anos se poderia plantar à cada ano 4hectares com mogno para depois de 25 anos se ter toda a área de 100 hectares plantada e a cada ano uma colheita de 4 mhectares de mogno! Com um espaçamento de 10m entre árvores em uma linha e de 10m entre as linhas se teria plantado em 4 hectares 400 pés de mogno! Se a produtividade for de 1,5 metros cúbicos de madeira por árvore seriam à cada ano 600 m³ de mogno á R$ 5000,00 o m³ R$ 3 milhões por ano à cada ano! Se a produtividade é menor que a considerada e se o preço por m³ também for menor o valor obtido também será menor mas de qualquer forma seria bem mais do que o obtido com 100 hectares de pasto para gado por ano! Em uma área de 100 hectares disponível se poderia usar metade para árvores e a outra metade para gado ou outra atividade que permitiria um ganho, um rendimento até o 8in´[icio do aproveitamento da madeira! Se pode fazer um estudo de todas as variedades de árvores existentes, de sua rentabilidade de plantio em conjunto! A madeira eu acho que voltará a ser usada para a construção de casa como era antes pois sei lá a produção de cimento, ou a matéria prima para a sua produção não deve ser inesgotável! Ou é? As cidades talvez voltem a se desenvolverem horizontalmente e não verticalmente em função do cimento não existir mais , ou talvez não!
No Nordeste se a água do Rio São Francisco for levada até o sertão , 1m³ de água do São Francisco chegar até a casa de todo aquele que no semi-árido vive, de todo o sertanejo se estaria resolvendo definitivamente um problema que perdura à ou há séculos! No projeto da transposição do rio São Francisco, em que 5 milhões de metros cúbicos de água por dia são bombeados, se pensou em seu uso principalmente para a fruticultura e indústria de produtos derivados, sucos, yogurtes! Para efeitos de comparação: o uso dessa água para irrigação tornaria possível uma área irrigada de 100.000 hectares á uma taxa de 5litros por metro quadrado, 50 m³ por hectare! Se alguém plantar milho irrigado naquela área em duas colheitas por ano quanto conseguiria de milho? 10.000 em 1 hectare que renderia uns 6 ou 7 mil reais com um consumo para isso de uns 18 mil m³ de água em um ano! Se om³ de água for vendido ao agricultor por 1 real o gasto com água seria de 18 mil reais quase 3 vezes mais do que o que conseguiria com o resultado da sua colheita de milho! Para uso com fruticultura o ganho seria bem maior e haveria lucratividade mas de qualquer forma apenas uma parte da população estaria sendo beneficiada! Se a água for usada para saciar a sede de galinhas 1m³ para cada sertanejo tornaria possível que cada um matasse a sede de umas duas mil galinhas por dia! Se o tempo de engorda ou produção de cada frango for de 3 meses se tornaria possível criar 8 mil galinhas ao ano , ou 8.000kg de carne de galinha viva que alimentadas com milho não transgênico, sem uso de antibióticos e criadas soltas se vendidas por 5 reais por kg vivas renderiam por ano 40.000 reais por ano para cada sertanejo ou mais de 3 salários-mínimos por mês para cada um deles ! Daria para levar água para 5 milhões de famílias do Nordeste e aí sim se estaria resolvendo definitivamente um problema! Se poderia fazer um concurso ou solicitar aos alunos das melhores universidades do país estudos neste sentido ! Dessa água chegar a cada cidade , em cada cidade haver um reservatório para a água do rio São Francisco e de cada reservatório em carros pipa para a área rural de cada cidade! Qual a melhor forma de se fazer isso? Qual a forma mais prática, de menor custo e melhores resultados?
A água do rio São Francisco poderia ser usada para fins agrícolas ao invés de para geração de força elétron motriz! A geração de força elétron motriz poderia passar a ser feita através de placas fotovoltaicas em cidades do Nordeste mesmo, onde a exposição ao Sol é maior durante o ano todo e onde se tornaria possível o melhor rendimento! E esse barro que dizem que se acumula nas barragens construídas para represar água é o mesmo barro, que as águas do Nilo depositavam em suas margens e que era responsável pela fertilidade do solo e pelo resultado das colheitas dos povos daquela região em relatos bíblicos! Enfim, é preciso fazer uma análise do que sai mais em conta, do melhor uso que se pode dar ao que existe naquela região!
E em relação à um outro assunto, no tocante à saúde pública, no serviço de saúde do país! As pessoas mais pobres, as que trabalham, trabalham o dia todo, cuidar da própria saúde é colocado em segundo plano! É preciso ir até um posto de saúde , é preciso gastar um tempo nisso! E se houvesse em cada cidade um grupo de enfermeiras encarregado de trabalho aos sábados e domingos! Em cada vila, quando seus habitantes estão geralmente em suas casas, para lá iriam profissionais de saúde e cuidariam de testes de doenças que precisam ser feitos, cuidariam de estabelecerem tratamentos se houvessem casos e se poderia agendar exames em grupos de cada vila que de onibus para esse uso específico os levaria para a realização desses exames, prevenir câncer de mama, útero, ovários e intestinos! Enfim, se a montanha não pode vir a Maomé, Maomé deve ir à montanha em todos os fins de semana, para se ter um cuidado com a saúde das pessoas realizado de uma forma mais eficaz!