09 May

Faz tempo, em 1980, em uma capa de uma revista alemã havia um punho fechado, feito de pedra, em meio `á destroços com o título do tema principal da edição: O Comunismo será algo reparável? Ou algo assim!

Por esses dias, mais de quarenta anos depois, me lembrei disso e me ocorreu o seguinte:

Quem acabou com o comunismo foi o próprio comunismo pois não se tornou, da forma como se estabeleceu, mais do que apenas um outro meio para se obter o mando, regalias, privilégios e exercer domínio  sobre pessoas e povos! E não inteligente já que de todos tirado o direito de se auto determinar, de ter vontade própria, de ser dono do próprio nariz, de ter algo de seu graças à mérito próprio, esforço próprio e inteligência própria! E salários iguais para trabalhos de importância diferentes, em qualidade diferentes e em quantidade diferentes também não é uma forma mais justa de pagamento por trabalho!

E também em algo em que não se acaba com a exploração do homem pelo homem mas em que ela passa a acontecer ao contrário! A exploração se torna  a exploração do mais capacitado pelo menos capacitado! Quem iria querer planejar, organizar, construir algo para ter como pagamento o mesmo salário de um faxineiro , um trabalho digno, que precisa ser feito mas que não é tão importante como o trabalho de projetar, organizar ou planejar algo! Faxina todos conseguem fazer  mas planejar e organizar não! E se aquele que detém saber e capacidade de criar e organizar coisas fundamentais e imprescindíveis para um povo todo se sentir explorado, tolhido, quiser deixar o país, ele vai ser impedido porque sem ele nada se consegue fazer! E aí se tornas preciso ameaçar e fazer chantagem e aí se torna necessário construir cercas de arames farpados , eletrificados, terrenos minados, para impedir a saída dos insatisfeitos do país!

Enfim, não é algo que se mantenha por si só, por vontade livre de todos!

Mas se hoje o mineiro alemão, e não só o alemão e não apenas os mineiros, enfiado em uma mina, já não fica lá enfiado por quatorze ou mais horas por dia, tendo como pagamento algumas batatas cozidas para saciar a fome, sem direto a descanso, a cuidados na velhice, sem direito à educação  e à cuidados com a saúde , sua e da sua família, se isso hoje não acontece eu acho que  é por ter havido uma revolta que saiu vitoriosa, de pessoas de um povo terem tido a coragem de tomar o destino de suas vidas e do seu país nas próprias mãos apesar de toda a desgraceira que se seguiu depois! Ter havido uma revolta e tendo ela saído vitoriosa se tornou para aqueles que governam, por prudência e sensatez, fazer que não houvesse ou deixasse de haver motivos para uma revolta assim estruturada e que poderia implicar para eles em perda de bens materiais e de suas vidas! 

Mas o sonho de uma grande Alemanha, se estendendo até o pacífico através da Sibéria, não deu, né?

E passar as férias nos palácios às margens do Mar Negro, em algo como de propriedade de vocês, também não deu, né?

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.