De Dzhugashvili também não foi a vitória russa sobre os alemães a sua glória! Em seu desprezo pelo povo a que pertencia , em sua vaidade de assassino colocada acima de tudo a ele deve ser creditado o aprisionamento de centenas de milhares de soldados em cada batalha no inicio da guerra, 11 milhões de prisioneiros de guerra dos quais sobraram ao seu fim uns 5 ou 6 milhões, 5 ou 6 milhões de soldados mortos de fome , agonizando aos poucos em amontoados e gemidos que eram ouvidos a quilômetros de distância, mais quantos milhões em levas e mais levas , com uma espingarda da primeira guerra para um em grupos de dez, na porrada, contra metralhadoras, fuzis automáticos, granadas e bombas explodindo de todos os lados , para se ganhar tempo, para exércitos se reagruparem, para manter exércitos alemães parados em determinados lugares para em outros não se somarem aos que em outros lugares já estavam! E mais quantos milhões de inválidos, sem braços ou sem pernas!
Dzhugashvili, o único russo condecorado pelos generais nazistas por serviços prestados a eles! Nenhum comando nazista que tivesse conseguido entrar em solo russo disfarçado conseguiria fazer o que ele fez! Matar praticamente todo o oficialato russo, os mais talentosos e experientes, deixar os exércitos russos despreparados e sem comando! Sua pátria e seu povo à mercê do inimigo!
Meu pai poderia ser dado como morto ´pois era um em um desses grupos de dez com uma espingarda só para os dez! Os alemães juntaram do chão com um estilhaço de granada enfiado na cabeça, ainda estava vivo, ao fim de alguma batalha vencida por eles! Levaram para algum hospital de campanha e trataram de seu ferimento! Estaria morto sem isso! E disseram para ele que a finalidade do que estavam fazendo era acabar com o comunismo na Rússia e havia sido formado então um exército composto por prisioneiros russos para lutar junto com os alemães contra os russos ou contra o comunismo na Rússia! E meu pai aderiu a esse exército!
O que dele lembro é de que quando eu era bem pequeno , uma ou duas vezes, dele me prender entre suas pernas e enquanto eu tentava me desvencilhar ficar sorrindo para mim como se ele fosse alguém de quem eu não conseguiria fugir, escapar! E de que as vezes me pegava me pegava em seus braços e me jogava para o alto e com os mesmos braços me amparava quando eu caia! De me ter dito uma vez: não tenha medo de nada, eu sempre vou estar ao teu lado!
Não era um homem culto mas um idiota , alguém que nada sabe e nada chega a compreender, não era não! Era antiquado, se tornou alcóolatra, mas era um homem honrado , honesto! Um ser humano com suas virtudes e com seus defeitos!
E me disse também que era um homem de Deus! Que não havia matado ninguém! Nem de um lado e nem de outro! Não havia apertado nem um gatilho! E também me disse que assim, para não levar os cavalos dos alemães para pastar e para não consertar as solas das botas deles não não! Mas para um filho idiota dele, roubado e fodido poder ficar vivo por querer se inocentar do que seria acusado por um ladrão e assassino após a morte por que não! Por medo da morte ou de uma dor de barriga prolongada não!
Alguém que para fugir da morte , para ter um prato de comida, ajudaria a matar o seu próprio povo e sua pátria deixar de existir não!
E minha mãe da mesma forma! Lavou louça , roupa , chão, para os alemães , para ter um prato de comida e ficar viva! Serviu de tradutora para prisioneiros russos! Mas para encaminhar para trabalho e não para algum campo de extermínio!
Me lembro de algumas coisas que ela aos domingos, em algum almoço, a meu pedido contava: de como um soldado alemão puxou o revólver para matá-la quando falando sobre os judeus ela lhe disse: eles não nos fizeram nada mas vocês para cá trouxeram a desgraça! A madrinha dela que estava com ela na mesma casa convenceu o soldado alemão a guardar o revólver, ela é muito nova ainda, não sabe nada da vida, não faça isso! De quando soldados alemães bêbados, dando champagne para beber aos seus cavalos, tentaram pegá-la, na marrra e de ter ela passado a noite toda na casinha escondida ! E de ter o oficial alemão quando informado de que haviam escondido as roupas dela depois sei lá como castigo ou para conseguirem o que queriam os ter mandado para o front de onde não voltaram! De um soldado alemão ter dado para ela , para sua madrinha e mais uma criança que estava lá, o pacote com comidaq que recebeu de sua noiva, quando informado de que estavam a dias sem comer! E de que esse mesmo soldado lhe ter dito alguns dias depois quando ao se pentear ter se quebrado seu pente, acho que não vou ficar vivo, em um pressentimento, e de não ter voltado quando voltavam para lá após dias sem dormir e se largavam no chão para dormir! De quando já estava na Alemanha, em um borbardeio noturno, ter ficado em algum prédio, não ter ido para algum abrigo anti-aéreo junto com os outros, de em um dia , em alguma trincheira abandonada, não sei onde nem quando, ter encontrado uma carteira e dentro dela um ícone russo! De algum soldado russo! De como já ao fim da guerra, tentando passar de uma área controlada pelos russos para a área dos ingleses ter se escondido em um caminhão debaixo de um monte de sacos com roupas e de que um soldado russo subiu na boléia do caminhão e espetar com sua baioneta os sacos que lá estavam para se certificar que ninguém que ali estivesse por baixo dos sacos escapasse!
Enfim , foram feitos prisioneiros no inicio da guerra e nada do que os alemães fizeram e faziam eles haviam presenciado! Não saberiam, não poderiam deduzir que a real intenção deles era de extermínio! Não nutriam pelos alemães o sentimento de ódio que é preciso ter, o sentimento que é preciso ter para haver a revolta e a luta!
Não dos meus pais a glória da vitória, mas ´porcos, ou covardes, não! E creditada à eles de alguma forma a culpa pela morte de algum soldado russo , da mesma forma, não!