Eu li algo na internet há tempos sobre uma criança que foi abandonada pela mãe, ainda bebê, junto à uma lata de lixo! O pai decerto não quis saber nem dela e nem da criança e o que sentia por aquele que a fez engravidar transferiu para aquele a quem deu a luz como se diz! E essa criança acabou sendo adotada por uma senhora, que, não lembro bem, se dedicava à isso com o marido, já tinha adotado outras crianças. E essa criança acabou se tornando dono de uma empresa de internet por satélite, uma pessoa bem sucedida!
E também me veio à mente um amigo do meu irmão, publicitário, humorista mas que nasceu filho de uma mulher que se prostituía! Vários filhos de pais diferentes e dos quais não cuidava, não dava a mínima atenção, e passava os dias lendo fotonovelas! Ele disse que se uma senhora não tivesse ficado com pena dele, não o tivesse acolhido, cuidado dele e lhe dado educação teria virado bandido!
E o Sr. Louis Armstrong, da mesma forma, se alguém não o tivesse acolhido e a ele dado educação será que viveria na vida a graça que ela chega a ter? Será que acharia a vida e o mundo algo maravilhoso?
E da mesma forma o que povos chegam a ter como seus governantes, como suas elites, o que chegam a ter como índole, como inteligência, como noção das coisas é determinante do que os povos aos governam chegam a ter como vida para viver!