Se em um processo de desenvolvimento que se processou no país uma parte da ´população se desenvolveu economicamente e outra não , se a desigualdade social aumentou, eu acho que transferir dinheiro de impostos para desenvolver aqueles que se desenvolveram nesse processo ou fazer dos ricos ainda mais ricos não resolve nada mas se dinheiro de impostos forem usados para promover desenvolvimento humano daqueles que são pobres, se fizer com que os pobres se tornem menos pobres se faz com que os ricos se tornem mais ricos através do desenvolvimento dos mais pobres e se diminuem nisso despesas de governo com auxílios sociais e se diminui também nisso criminalidade no país, despesas com segurança e desgraças acontecendo a toda hora!
E se nesse processo de desenvolvimento que houve no país, se mecanizou a agricultura e se isso fez com que as grandes cidades se enchessem de favelas criadas pelo que no campo aconteceu com a mecanização da agricultura, o trabalho braçal que existia deixou de ser necessário e a agricultura de pequeno porte, deixou de ser viável! Essas pessoas , os que tem a sorte de ter emprego formal, com salário mínimo 13º desse salário podem se tornar sócias umas das outras, ou de outra forma, a existência desse 13º salário tornou possível para os mais pobres a formação de um capital e de um capital que torna possível a compra de terras, a compra de máquinas e equipamentos e torna possível micro crédito entre eles em um dinheiro que um banco não emprestaria sem a garantia de não ter prejuízo no empréstimo!
Torna possível que o trabalhador de mais baixa renda tenha o que um operário na Rússia comunista não tinha e na China comunista não chega a ter, terra registrada em cartório como de sua propriedade, e posse garantida pela polícia, pela exército, pela Constituição do país! O em conjunto formado pela soma do individual e o em conjunto promovendo o individual de cada um! Para se viver com mais saúde e em paz! E sendo um pouco mais dono do próprio nariz e não assim inteiramente dependente do que tenha de patrão ou de governo!
E governo poderia ser digamos regulador da economia ou de atividades trabalhistas se a indústria não está empregando e nem comércio e nem trabalho há para se manter de alguma forma honesta, decente, se pode fazer parceria governo-cidadão em termos de terras cedidas em comodato para poder se manter em casos desses, tipo o que tu conseguires com o teu trabalho é teu mas a terra continua do governo e da mesma forma nas cidades em termos de espaço físico para lojas ou oficinas e máquinas ou ferramentas!
,