22 Jun

Daqui do morro eu sou o boca-murcha mais horroroso, a cabeça mais sem vida, o organismo  mais fraco e estragado mas mesmo assim,  nesse estado biológico, ainda consigo ter ideias, bolar coisas! Eu nunca andei atrás de bom salário em troca de nada de trabalho!

Eu acho que manter panelas e pratos limpos na casa de alguém, o chão sem poeira se acumulando dia após dia, lenha em um galpão para se poder cozinhar, e o dono da casa não encontrar nada roubado, nada faltando quando volta de uma semana de ausência em troca de um prato de comida e uns dois cigarros por dia não é estar querendo viver as custas do dono da casa  ou estar roubando comida da casa dele! E o que me fizeram fizeram por eu não ser e não querer me tornar alguém que se prostitui e não ´por ser ou querer me tornar! Mas este é um outro assunto!

Vejam vocês , mesmo sendo alguém que já era sem chegar a ter sido, tendo nascido tendo que se matar ao nascer por achar que o que teria para viver se chegasse a idade adulta , por ser extremamente fraco e atrofiado mentalmente seria mendicância ou prostituição , mesmo tendo me infectado todo e não morrido, e mesmo depois,  não me lembrando mais de nada , tendo sobrevivido a uma intenção de me matarem a pau no traseiro e a pau na boca da mãe em meus olhos e tendo ainda me inocentado de acusações e me desvencilhado de assassinos, o que para minha cabeça morta é botar a cabeça para funcionar , trabalhar com a cabeça! Tentar encontrar soluções para os problemas existentes no meio em que vivo, para se ter uma vida mais sadia! Me sinto algo assim como uma fratura exposta gangrenada , com dois braços e duas pernas, uma cabeça morta entre cabeças vivas mas ainda dá para se bolar coisas! E vocês não são bem mais sadios , mais mentalmente e mais fortes do que eu , ...então...olha aí o que que eu acho que está acontecendo....

Esse amontoado de gente em favelas é gente que veio do interior, gente de quem o trator e a colheitadeira tiraram o emprego e gente que o trator e a colheitadeira fizeram com que a agricultura tipo enxada ou arado puxado por boi se tornasse não viável economicamente! O que passou a ser produzido com trator e colheitadeira passou a ser vendido por um preço menor e o que era colhido tendo sido plantado na enxada vendido pelo mesmo preço já não rendia o suficiente para se viver!

Recursos! Que recursos financeiros essas pessoas têm para fazer alguma coisa por si? Se amontoados em favelas , tendo um salário mínimo para viver têm alguma condição, recursos econômicos para se ajudarem de alguma forma? E com um salário mínimo de gratificação anual com esse salário mínimo poderiam fazer alguma coisa por si?

Individualmente não! Mas podem se tornar sócios uns dos outros, com esse 13º como capital de cada um, como participação de cada um em uma sociedade, sociedade daqueles que têm a sorte, ainda, de terem um trabalho formal e que lhes garanta por lei esse abono anual! E aqui em Porto Alegre , eu não verifiquei o número exato ou a quantidade exata de pessoas, que vivem em favelas mas possuem emprego formal, mas se forem , digamos, 40 mil famílias,  o 13º de cada uma depositado em uma conta conjunta vai dar uns 52 milhões de reais! É dinheiro ou não é?!

Vocês vão passar a terem que se ocupar mentalmente com uma outra coisa! O que que a gente vai fazer com esses 52 milhões de reais que a cada ano a gente têm como nossa parte do lucro geral do país?

Com uns 30 milhões uns 6 mil hectares, nossos , registrados em cartório, garantidos pela Constituição do país e pelas forças Armadas do país! Com um milhão e meio ou dois , trator e colheitadeira! Dez milhões, quem sabe , para máquinas, para caminhões, para botar a coisa para funcionar, para transporte do que for produzido! O que vamos plantar? Vamos criar galinhas, boi, porcos? Vamos comprar terras onde? O que sai mais em conta? E dez milhões, quem sabe , para garantir as crianças na e4scola e para sonhos pessoais, planos, dinheiro que um banco não emprestaria sem que se tenha algum bem material para dar como garantia para o banco de que não teria prejuízo na transação! Dinheiro para cozinhas comunitárias! Dinheiro para internet comunitária! Enfim, dá para se começar a construir uma vida com mais saúde e paz! Vai depender da criatividade de vocês!

O que que vocês acham? Sem nada que implique em estar sendo criminoso em relação em ninguém ! Sejam amigos de vocês mesmos! Dá para se viver melhor! Viver !  Viver curtindo o que faz viver! Viver cultivando o que faz viver, viver cultivando processos de vida e não processos de matar, e não semeando desgraça e não, também, desgraçando a si mesmo e da própria desgraça!


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.