27 May

Pensando em doenças infecciosas... para muitos organismos vivos nós somos o alimento, nós, aqueles que são para eles a comida! E entre esses organismos vivos há os que não são visíveis, nossos olhos não conseguem os enxergar, são seres microscópicos. Vírus e bactéria! Se alojam no organismo humano, se alimentam dele, e se multiplicam com uma rapidez muito grande! Em uma hora, digamos, uma bactéria ou um vírus, se transforma em milhares, ou milhões de bactérias, a devorar o organismo em que se alojam. Muitas vezes esse processo leva o infectado à morte! O homem encontrou meios de defesa, formas de se proteger desses organismos. Um deles , a vacinação! Programas de vacinação para crianças, a partir do nascimento fizeram até que alguns desses microrganismos deixassem de existir, doenças que existiam e hoje em dia não existem mais! Uma delas, a varíola! No caso, dessas bactérias que provocam doenças em crianças não ocorreu o que ocorre hoje em dia com a Covid e doenças tratadas com antibióticos! Se as bactérias que causam essas doenças infantis produzissem variantes para as quais a vacina existente não trouxesse proteção essas doenças infantis todas seriam crônicas e necessitariam da elaboração constante de vacinas apropriadas!

O que se poderia fazer nesse caso, da  Covid, para não se ter que usar máscara para sempre e não haver a constante necessidade de elaboração de novas vacinas? Eliminar o virus por completo! Fazer com que ele deixe de existir! E como se poderia fazer isso, já que a epidemia é planetária, afeta o planeta todo! E como se poderia fazer isso  sem grandes transtornos para a população, para aqueles que dependem do seu trabalho para viver e também para os donos dos meios de produção, de fábricas, indústrias, de forma que para eles também não se criem muitos transtornos!

Como a epidemia é planetária seria peciso que os líderes do planeta se unissem para que houvesse uma ação em conjunto, uma ação pela vida humana! 

Se a partir do mesmo instante todas as pessoas do planeta ficassem dentro de suas casas, no planeta inteiro, depois de 5 horas não haveria fora da casa de ninguém um virus Covid que seja com capacidade de se nutrir e se multiplicar se entrasse em um organismo humano! E como a doença leva de cinco a 15 dias para se manifestar no organismo em  que está, o virus estaria confinado, todos os lugares onde estivesse seriam conhecidos e poderia ser combatido! Como há casos assintomáticos, se se fizesse um equipamento portátil para análise de ar expirado e nessa análise se verificasse a presença ou não do vírus, o vírus poderia ser eliminado, até, a meu ver, sem o uso de vacinas, sabendo onde ele está, impedindo  que passe de pessoa para pessoa, que instalado em um passe para outro através do ar expirado e assim sucessivamente, em algo que adquire uma velocidade cada vez maior!

Mas teria que ser todo o planeta participando porque o vírus está em todo o planeta, para que se torne algo eficiente, para que se consiga eliminar um VÍRUS! 

Pesquisando na internet vi que no ano passado o governo comprou e distribuiu 500 milhões de camisinhas, preservativos, para combate á doenças sexualmente transmissíveis! E li, também, um artigo falando de máscaras, da eficiência de cada um dos tipos. O tipo PFF2 , com preço variável, mas que poderia ser comprado até por R$2,00 a unidade, seria o melhor e poderia ser usado assim: se você comprar 10 máscaras, você guarda elas em algum arejado e usa cada dia uma. Usa uma  e quando chega em casa se tiver saído, a tira e pendura em um lugar arejado. Se houver algum virus na máscara ele não vai sair da máscara voando e depois de 5horas já não poderá causar mais nenhum estrago. A cada dia você usa uma máscara diferente e com cada uma faz a mesma coisa. No décimo primeiro dia você pega a máscara que você usou no primeiro dia e novamente repete o processo todo. Uma dessas máscaras pode ser usada 7 ou 10 vezes mantendo a eficiência, eu não me lembro exatamente do que estava escrito. Mas assim, um protocolo para  através do uso de máscaras ficar protegido. Com vinte reais, 10 máscaras, cada pessoa garantiria no mínimo 70 dias de proteção. Em uma população de 200 milhões de pessoas, uma proteção de 70 dias custaria para o governo 4 bilhões de reais. Mas é algo que para ter eficiência precisa ser planejado. Comprar 10 máscaras para cada habitante e , digamos, através da logística dos Correios, fazer com que em cada Estado, em cada cidade , hajam 10 máscaras para cada habitante e em cada cidade haver um grupo de pessoas para ir de casa em casa, entregar 10 máscaras para cada habitante com a instrução de uso. E somente quando em todas as cidades do país houver em depósitos essas máscaras dar por iniciado o processo, a distribuição. Para todas as pessoas, em todas as casas, em todas as vilas e para os moradores de rua também. Para que haja alguma eficiência, para se ter algum resultado prático! E é algo que precisaria ser feito no planeta inteiro e ao mesmo tempo, se não se quiser conviver para sempre com um VIRUS, o uso de máscara se tornar obrigatório indefinidamente, a necessidade de vacinação uma constante, a fabricação de novas vacinas, para cada nova variante a necessidade de uma nova vacina, se não se quiser que esse ou outro vírus fique indefinidamente devorando os nossos pulmões!


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.