Vejam como se desenvolve um processo de raciocínio! Ou o processo de raciocínio da espécie humana através dos séculos! É um somatório de descobertas que acontecem de tempos em tempos feitas não por muitos mas por pouquíssimas pessoas! E vão se somando, se somando nos cérebros de todos! Apenas há uns 400 anos alguém deduziu que as coisas caem porque existe uma força que as puxa para o solo! Se passaram 6.000 anos antes de Cristo, 60 séculos, e mais 1.600 anos depois de Cristo, 16 séculos, e só então alguém se deu conta disso! E no século 21 depois de Cristo a espécie humana ainda não aprendeu a lidar com as suas excreções, com o seu próprio pinico! Fez e está fazendo de seus rios, de seus cursos de água doce, valas de esgoto, despejando seus pinicos, suas excreções na água que bebe, com a qual prepara seu alimento, com a qual faz a sua higiene!
Porto Alegre, a cidade em que moro, foi construída, erguida, às margens do rio Guaíba, e nele deságua o rio Jacuí e os afluentes do Jacuí! O rio Gravataí, cujo acúmulo de lixo em suas águas se tornou parte do noticiário de semanas atrás, o rio dos Sinos, o rio Caí e o rio Taquari ! E todas as cidades , às margens desses rios despejam o conteúdo dos seus pinicos, os residenciais e os industriais, através desses rios, na água que os habitantes daqui de Porto Alegre utilizam para viver! A urina de todos e na urina além da urina normal os resíduos dos medicamentos que as pessoas tomam para todos os os seus males, quando estão doentes, além de bactérias , de infecções urinárias não tratadas, e além disso , o esperma de todas as ejaculações. E no cocô , além do cocô, ovos de vermes e vermes intestinais, o lixo de todos os curtumes contido nas águas do rio dos Sinos, os venenos das lavouras trazidas pelas águas das chuvas e o que ainda mais?
E há ainda o que está diretamente relacionado a tudo isso! O alimento cada vez mais pobre em nutrientes, a terra, os solos do planeta cada vez mais pobres em nutrientes e envenenados! E há ainda o fator psíquico, a atmosfera psíquica que passa a existir nas cidades que passam a estar às margens de valas de esgoto e não de cursos de água límpida, cheios de peixes, cheios de alimento para cada um de seus habitantes!
Eu li há um ou dois anos , ou vi no celular, o Sr. Bill Gates, dono da Microsoft, mostrando um pote com suas excreções em uma palestra ou algo assim e dizendo que a sua empresa estava desenvolvendo um novo vaso sanitário em que as excreções eram processadas para se ter como resultado algo estéril, não contaminante e livre de contaminantes químicos, mas que o custo ainda era muito alto, o preço que teria não tornaria o vaso acessível para todos ! Eu havia pensado em simplesmente em aferventar o meu pinico e que se o pinico fo0sse mantido no fogo até perder toda a sua água, sua umidade, se teria algo que poderia resolver o problema de uma forma bem simples e barata! Todos para quem eu disse o que eu achava que deveria ser feito disseram a mesma coisa! Poxa, aferventar pinico, pô, dentro de casa, que nojeira, onde tu prepara o teu alimento, pô! E o cheiro pô! Aí , depois dessas considerações, eu pensei: mas se isso acontecesse dentro do vaso sanitário e de uma forma que os gases existentes fossem aspirados lá para cima para uma parte acima do teto da casa sem chegar às narinas de ninguém? Um processo de separação de produtos químicos existentes nas excreções se feito individualmente no vaso encareceria muito o vaso, o tornaria inacessível para muitos mas assim, seria o custo do vaso cerâmico mais o de um eletrodoméstico simples, não caro, uma panificadora elétrica, digamos! E aí , do juntado de todos, se poderia retirar metais pesados , e o que não deve estar contido em solos agrícolas, e usado como adubo, fertilizante! Se tornaria algo simples, viável economicamente e muitos problemas seriam resolvidos ao mesmo tempo, deixariam de existir! Ainda restaria o problema dos pinicos das indústrias sendo despejados nas águas e os venenos usados das lavouras na água que utilizamos para viver, que ingerimos, colocamos para dentro dos nossos organismos, mas boa parte dos problemas agora existentes não existiriam mais!