Se alguém quer cuidar da própria saúde deve começar cuidando da saúde da água que bebe!
Eu vi, há muito tempo, uma foto de um trapiche em rio no Mato Grosso! Um concurso de pesca ou algo assim! Uns cinquenta mil caniços em uns 50metros de ponte de madeira! E penso nisso, de pesca esportiva, de se pescar um peixe e devolvê-lo para a água onde estava! Penso nisso como sendo algo que as pessoas, parte delas, sentem falta e que não querem que acabe! Rios de água limpa, cheios de peixe fresco como alimento!
Aqui em Porto Alegre se tira água de um rio, ou de um estuário em que deságuam alguns rios! O rio Gravataí , o rio Jacuí e do Jacuí afluentes o rio dos Sinos, o rio Caí, o rio Taquari, mais ou menos, se não me esqueci de algum outro! E em todos esses rios é despejado o conteúdo dos pinicos das casas e das fábricas de todos! E eu acho que dá para deixar de despejar o pinico da casa de cada um e da fábrica de cada um na água do rio que abastece a cidade com água! Basta querer, se determinar, para se voltar a ter um curso de água limpa, para dele tirar água para beber , para preparar alimento, para fazer a sua higiene e dele tirar seu alimento! O peixe!
Imagina?!Voltar a ter um rio para com ele conviver! Para ficar sentado em suas margens em um fim de dia e em um fim de dia pescar nele um peixe, passear a noite em um barquinho alugado que haja em suas margens , beber um chops ou uma coca-cola em algum barzinho em suas margens, em alguma noite de verão e garôtas vestidas com cangas ali pela Praia de Belas em manhãs de verão.....enfim, uma outra atmosfera psíquica, por que não?