Usados e descartados...
No Norte e no Sul da América a formação do capital ou a obtenção de certa riqueza ou acúmulo de moeda ou bens materiais por parte de pessoas ou grupos de pessoas se realizou com a exploração de trabalho escravo de pessoas de pele de cor preta, aprisionadas ( ao que consta , por conta de inimizade entre tribos, aprisionadas e vendidas aos mercadores brancos) e trazidas a força para as Américas, chicoteadas e mortas se tentassem fugir, exploradas em seu vigor e em sua vitalidade!
Na Rússia essa exploração de trabalho se realizou em cima da gente do próprio povo, de mesma cor de pele, do seu próprio país!
A riqueza de cada um era medida em quantidade almas que cada um possuía! O homem de um povo e de um país, mercadoria e objeto para outro, do mesmo povo e do mesmo país!
E a escravidão na Rússia foi abolida na mesma época que nas Américas, por volta do ano de 1850!
E na Europa, em que o feudalismo deixou de existir bem antes a exploração de trabalho acontecia da mesma forma, não eram escravos mas eram dependentes!
Na mesma época em que na Rússia e nas Américas foi abolida a escravidão foi pintado o quadro Os Comedores de Batata por Van Gogh e Emile Zola, ao que parece, escrevia sobre algo relativo à vida dos mineiros na França: duas batatas cozidas por 14 horas trabalhadas no fundo das minas, sem direito à descanso, á cuidados com saúde, educação para os filhos e amparo na velhice...
Enfim, já não é mais assim e é preciso ter um pinguinho de inteligência, e as pessoas, aqui no Brasil, as pobres, já podem caminhar um pouco sozinhas, com as próprias pernas, já podem ajudar a si mesmas de alguma forma,...!