Dos escravagistas!
Se você quisesse ter alguma coisa na vida, riqueza material, e se para tê-la você precisasse digamos, arar, semear e cultivar um imenso pedaço de terra, o que sairia mais em conta, de que forma você conseguiria fazer isso? Com um arado puxado por bois ou por cavalos, arando, semeando, e cultivando o que semeou, com teu próprio esforço, ou juntando um bando de pessoas, e se armando de porretes , de facas, de lanças, e procurando alguma aldeia próxima e aprisionando e matando os que reagirem e os mantendo ali, sob, ameaça de morte para os que se negarem ou fugirem, fazendo todo o trabalho necessário, todo o esforço e tendo você, dessa forma, para si, os resultados das colheitas? Não sai mais em conta escravizar? Desde que o mundo é mundo, entre os assírios e babilônios, entre os gregos e os romanos a segunda opção é a utilizada! Para o esperto, esperto e cruel sai mais em conta escravizar!
A riqueza das elites das Américas foi criada assim! Com mais de três séculos de exploração de trabalho escravo, sob ameaça de morte, trabalhos forçados! E ao fim do regime de escravidão estavam livres mas inteiramente dependentes para ter um prato de comida decente para viver de terem trabalho lhes sendo oferecido por aqueles que construíram suas fortunas os mantendo escravos, e para quem eles já não eram mais necessários! Mas na mesma época ,brancos europeus, viviam em situação análoga ao de escravidão! Algumas batatas cozidas por 14 horas de trabalho enfiados em uma mina, sem direito a cuidados com saúde , sem direitos a educação para os filhos, sem direito a cuidados na velhice!
E na Russia também havia escravidão! Mas do homem do seu próprio povo, da mesma raça, da mesma cor de pele! Objeto e mercadoria! Propriedade de senhores de terras! Senhores de almas! Riqueza de cada um medida em quantidade de almas de propriedade sua!
Então, a meu ver, o que deve ser buscado, pelo povo em si, é não ficar inteiramente nas mãos dos outros, dependendo de ter alguém oferecendo trabalho para poder viver! Nem inteiramente nas mãos de donos de fábricas e nem de donos de um partido ou de um grupo de pessoas qualquer determinando o seu destino!
No governo Do Sr. João Goulart, foi criada uma gratificação de Natal, por ideia de um deputado, pelo sobrenome , de origem judaica ou israelita se preferirem! Vejam bem o que essa ideia tornou possível: a formação de um capital pela população mais pobre do país! Terem para si a sua parte no lucro geral do país! A cada ano , atualmente, em 13º de salário mínimo, são uns 40 bilhões! É dinheiro ou não é?!
Pois é! É a via do socialismo possível! Como a própria palavra já diz: tornem-se sócios uns dos outros!
Tornem-se donos de terras! Comprem com esse dinheiro de vocês! Semeiem e cultivem e tenham vocês para vocês o resultado das colheitas! Cuidem da educação dos filhos de vocês! Invistam nos sonhos de vocês mesmos! Se ajudem vocês entre vocês! Já dá, já se tem como fazer alguma coisa para ajudarem a vocês mesmos! Não se deve esperar que tudo caia do céu, assim, sem obstáculos, sem desafios, sem esforço nenhum!
Levantem-se e andem! Movam-se! É a vontade que põe alguma coisa em movimento! Ideias não são estátuas de pedra, se movem , dão origem a novas ideias, sempre! Não se chegaria a ter um Toiota ou um Audi ou uma BMW sem ter havido um Ford bigode ou um iphone sem ter havido uma galena!