A coragem de se tornar dono do próprio destino!
Na Rússia também havia escravidão! Foi abolida na época em que foi abolida nas Américas! A riqueza de suas elites também foi obtida através de trabalho escravo! Mas o escravo , lá, era o da mesma raça, do mesmo povo! E o que lá aconteceu, deveria mesmo ter acontecido! Mas aquele que lutou por um ideal se sentiu traído! Aquele que lutou para ter algo de seu, um pedaço de chão para plantar e viver, também! Se tornou apenas algo para se ter o mando, o domínio, as regalias e os privilégios organizando revoltas onde haja motivos para revolta! O que acabou trazendo benefícios para os trabalhadores em muitos países, porque revolta só acontece onde haja motivos para revolta e por sensatez se passou a fazer com que não houvesse motivos para revolta entre os trabalhadores!
Não se pode , seja qual for a forma de se organizar em sociedade, se organizar de uma forma em que todos se tira aquilo pelo qual todo escravo luta! O direito de ser dono da própria vontade, o direito de ser dono do próprio nariz, o direito de se auto determinar, o direito de ter algo de seu por mérito próprio! E salário igual por trabalhos de importância diferentes, em quantidades diferentes e em qualidade diferentes não é uma forma nem mais justa e nem inteligente de pagamento por trabalho! Nisso, aquele que é mais capacitado, mais criativo e inteligente vai se sentir explorado e tolhido! E se quiser deixar o país vai ser impedido pois se de um país sair o mais capacitado, o mais inteligente e criativo a coisa toda volta a estaca zero! E aí passam a existir cercas de arame farpado para impedir a saída de quem quiser e se passa a proibir as pessoas de acesso a informações do que acontece em outros lugares e da forma com que se vive em outros lugares e em outros países e aí um país se torna um campo de concentração marxista, propriedade de senhores feudais marxistas, donos e senhores da vontade e da alma de todos os habitantes do país! Ninguém lutaria para ter algo assim se soubesse de que é o que passaria a ter se lutasse!
O que o povo russo passou a ter de bom com o comunismo, cuidados com saúde e com educação obrigação do Estado eu acho que não deveria deixar de ter e nem passar a ter do capitalismo o que nele há de pior! Passar a existir uma elite de bilionários formada por apropriação indébita, por esperteza do que era de todos! Dinheiro do gás, do petróleo, de minérios, do lucro que era dividido entre todos passar a ser dividido entre alguns! Se 100 bilhões de dólares forem divididos por 200 milhões, a ´população do país , digamos, dá 500 dólares para cada um! Se 100 bilhões de dólares forem divididos entre 200 pessoas dá 500 milhões de dólares para cada uma! Algo assim não é justo para com seu povo! Depois de tudo o que passaram terem algo assim como seu governo! mas governo deve existir! Numa circunstância dessas, em que as coisas desmoronam, se esfacelam, se deve ter, alguém, alguma coisa para manter as coisas funcionando, para se poder viver, e para que inimigos ou pessoas mal intencionadas se aproveitem da situação para acabar com o país, de vez!
E a terra, e aquele que lutou por um pedaço de chão? E aquele que vivia do que semeava, do que cultivava, deixou de existir? Algum dia a terra foi de todos ou passou a ser de todos? De todos, algo de todos , algo do que participam como sendo seu, ou propriedade do governo, do partido, latifúndio de Estado, com tratoristas e operadores de colheitadeiras como empregados do governo?!
A Rússia tem hoje um exército só superado, talvez, pelo exército do país mais rico do planeta, (aquele que se beneficiou das duas guerras mundiais existentes, não teve nada bombardeado em seu país, com exceção de algumas ilhas na segunda guerra e perdas humanas mínimas comparando com aa de outros países, e desenvolveu sua indústria e a espalhou pelo mundo)! Ninguém mais se atreveria a invadir a Rússia com centenas de divisões , com milhões de soldados! Podem viver como quiserem e se organizarem como quiserem, pacificamente!